Agronegócio

Clima e logística preocupam agricultores na abertura oficial da colheita da soja

Preocupadas com a queda da produção de soja na região sul do Maranhão em virtude das estiagens ocorridas no final de dezembro e início de janeiro, as instituições representativas dos agricultores, Aprosoja/MA e Sindbalsas, em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de Balsas, realizaram a abertura oficial da colheita da soja safra 2018/2019 nesta quinta-feira (21) na Fazenda Cajueiro, em Balsas (MA).

José Carlos Oliveira de Paula, presidente da Aprosoja/MA, destacou que a data tradicional da abertura da colheita da soja se deve às condições climáticas da região; os produtores começam a plantar em novembro, quando caem as primeiras chuvas, e, ocasionalmente, começam a colher em março ou em 120 dias após o cultivo.

José Carlos Oliveira de Paula, presidente da Aprosoja. (Foto: Emanuel Lemos)

“Na safra atual, dentre as demandas, temos aumento do custo da produção e a estiagem que causou perdas que variam de 10 a 50% por região. Não dá para comemorar, pois alguns agricultores vêm acumulando prejuízos desde as secas de 2016, mas têm que continuar investindo no solo, aprimorando a infraestrutura”, explicou De Paula, que ressaltou a importância do momento para “apresentarmos o nosso potencial a membros dos governos estadual e municipal, deputados e empresários, como também as reivindicações e ouvir suas soluções. A Aprosoja é uma intermediadora, pois responde pelos associados e pela região, buscando contribuir para que o produtor tenha renda”.

Em discurso para os presentes, o representante do Sindibalsas, Isaías Soldatelli, lembrou que o agricultor não influencia no custo da produção e nem no preço final dos grãos. Muitas vezes, tem que absorver todos os aumentos de gastos com insumos, logística, intempérie do clima e pragas na lavoura.

“Precisamos que os governos estadual e federal valorizem o setor produtivo responsável em gerar superávit nas exportações, que traz riquezas para o país, melhora os índices de desenvolvimento humano nas regiões produtoras de grãos. Da porteira para dentro, o produtor sabe como fazer sua parte, mas necessita que o governo melhore as condições do lado de fora”, concluiu.

“Na abertura da colheita, temos a presença do Governo do Estado através dos secretários da SEINC, SEMA, e do vice-governador Carlos Brandão para ouvir os agricultores, suas demandas e ver o que podemos trazer para o setor agro do sul do estado”, afirmou o sub-secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão (Sagrima), Sérgio Delmiro, que também falou sobre a primeira consulta pública sobre o zoneamento agropecuário do estado que vai fornecer dados para agricultura, ajudar nas negociações e melhorar o desenvolvimento da produção.

Antônio Santos, superintendente no estado do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), destacou que este é o órgão que propõe políticas públicas, como ações de melhorias na infraestrutura, destinadas ao setor agro no Brasil, visando diminuir os prejuízos dos produtores e do setor de transporte com o escoamento da produção.

O Maranhão se informa aqui

Balsas realiza abertura oficial da colheita da soja safra 2018/2019 com desafios

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo