ColunasDestaquesPolítica

SUS passa a oferecer vacina para crianças contra meningite em todo o Brasil

Portaria foi divulgada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 6; neto do ex-presidente Lula morreu vítima da doença na sexta-feira passada.

O SUS (Sistema Único de Saúde) passa a oferecer vacina contra meningite e pneumonia para crianças de todo o Brasil. O governo Federal publicou nesta quarta-feira (6) uma portaria no DOU (Diário Oficial da Nação) em que pacientes de risco acima de cinco anos têm direito à vacina.

“Fica incorporada a vacina pneumocócica conjugada 13-valente contra doenças pneumocócicas em pacientes de alto risco acima de 5 anos de idade nos Centros de Referência Imunobiológicos Especiais – CRIE (vivendo com HIV/AIDS, oncológicos, transplantados de médula óssea e de órgãos sólidos), no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS”, diz a publicação. Ainda segundo o DOU, o prazo máximo para efetivar a oferta ao SUS é de 180 dias.

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a vacina pneumocócica 13-valente (conjugada) “é indicada para proteção de crianças entre 6 semanas e 6 anos de idade, contra os sorotipos (1, 3, 4, 5, 6A, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19A, 19F e 23F) da bactéria chamada Streptococcus pneumoniae, causadora de doenças pneumocócicas, como meningite (infecção da membrana que recobre o sistema nervoso central), sepse (infecção e falência de múltiplos órgãos), bacteremia (infecção na corrente sanguínea), pneumonia (infecção dos pulmões) e otite média (infecção dos ouvidos).”

A vacina faz com que o organismo crie anticorpos contra a doença, fazendo com que as crianças fiquem protegidas. Ainda de acordo com Anvisa, o uso é contraindicado para crianças alérgicas a qualquer dos componentes da vacina.

Crianças são as principais vítimas da meningite meningocócica. Na última sexta-feira (1º), o neto do ex-presidente Lula, Arthur Araújo Lula da Silva, de 7 anos morreu em decorrência da doença.

O Maranhão se informa aqui

Na última noite de carnaval, bandidos arrombam agência bancária no interior do Maranhão

Comercializadora de soja tem carreta depenada por criminosos e lamenta insegurança

Fonte: R7

Portaria foi divulgada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 6; neto do ex-presidente Lula morreu vítima da doença na sexta-feira passada.  #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo