AgronegócioDestaquesPolítica

Expoimp: 26° Torneio Leiteiro com competições em 4 categorias encerra neste sábado (15)

O 26º Torneio Leiteiro da Exposição Agropecuária de Imperatriz iniciou na manhã dessa última quarta-feira (12), e reuniu 11 produtores e 23 animais na competição. Como uma das mais importantes atrações da feira, o torneio visa avaliar a produtividade leiteira dos animais da raça bovina, além de incentivar a melhoria genética dos rebanhos e promover o desenvolvimento da indústria leiteira da região.

Para o coordenador do Torneio Leiteiro, Jardel Pires, a competição é importante pois permite identificar e reconhecer os animais de melhor desempenho na produção de leite, seja em termos de quantidade ou qualidade. “Essa prova é uma forma de reconhecimento aos produtores rurais que são raiz, aqueles que possuem pequenas propriedades e se destacam na produção de leite. O torneio oportuniza também a troca de experiência e conhecimento entre produtores e profissionais do ramo. Os animais que participam são avaliados não só pela quantidade, mas também pela qualidade do leite produzido”, destaca.

Ao todo, são realizadas seis ordenhas durante três dias de competição. São feitas duas retiradas de leite diariamente, às 7h e 19h, contanto com a participação de 11 produtores com 23 animais.

O produtor rural, Silvio Romero, já participa desde as primeiras edições do torneio e trouxe a vaca Juma, que ano passado competiu e ganhou o 1º lugar na categoria profissional e a vaca Mel que tem sido destaque nessa edição e compete na Categoria Vaca Livre. Ele comenta a satisfação e o que motiva a estar competindo com frequência. “O torneio leiteiro está no meu sangue e já participo há muitos anos. Minha fazenda fica localizada no município de Senador La Roque, trabalho com animais confinados e sempre gostei de participar dessas competições, já estive nos estados do Pernambuco e Piauí competindo. É uma satisfação estar novamente nessa edição!”, finaliza.

O Torneio Leiteiro encerra neste sábado (15), e partir das 19h, no Tatersal do Parque de Exposições, acontece a premiação. Durante a cerimônia, quatro categorias livres serão avaliadas: Categoria Vaca Livre, Categoria 30 kg, Novilha Precoce e Vaca do Curral (produzidas e reproduzidas na fazenda).

Sobre a EXPOIMP – Em sua 53ª edição, a Expoimp é a maior feira agropecuária da região e este ano acontece de 08 a 16 de Julho no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva. A programação conta com cursos, palestras, oficinas, leilões, shows, rodeios, torneios e muito mais. Em 2023, a Expoimp conta com o patrocínio da Suzano, Júpiter Internet, Fribal, Coca Cola, Matsuda, Porto do Itaqui e Grupo Mateus, e é realizada com apoio do Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura Municipal de Imperatriz, FAEMA, SENAR, SEBRAE e Grupo Mirante. A organização é do Sindicato Rural de Imperatriz com produção da Canal Grupo.

O Maranhão se informa aqui – Resultado parcial da vacinação contra a febre aftosa, chega a 94% na regional de Balsas

Importante atração da feira, o torneio visa avaliar a produtividade leiteira, além de incentivar a melhoria genética dos rebanhos e promover o desenvolvimento da indústria leiteira da região. #OMaranhaoSeInformaAqui

Assessoria de Imprensa do Sinrural

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo