ColunasDestaques

Governo destina recursos para instituições que cuidam de idosos do Maranhão

Em função da pandemia do novo Corona Vírus (Covid-19), o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), irá disponibilizar auxílio emergencial para idosos de 12 instituições de longa permanência do Maranhão. O recurso tem o objetivo de adquirir itens essenciais para os usuários das instituições, que em sua maioria são filantrópicas e sobrevivem de doações.

De acordo com o secretário Márcio Honaiser, o auxílio, por idoso, será disponibilizado pelo período de 3 meses, podendo ser prorrogado.

“Estamos trabalhando continuamente para assistir às pessoas em vulnerabilidade social neste momento tão delicado. Por isso, essa parceria do governo com as instituições vai auxiliar os idosos que lá residem, para que eles tenham o essencial para passar por esse período com qualidade de vida”, disse o secretário. 

De acordo com boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) da última terça-feira (05),  913 idosos já foram diagnosticados com o Covid-19 no Maranhão. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pessoas com mais de 60 anos estão no grupo de risco por terem o sistema imunológico mais comprometido e, caso infectadas, têm maiores chances de desenvolverem complicações que podem levar ao óbito.

O presidente do Conselho Estadual do Idoso, Glecio Silva, explicou que a parceria do Governo do Maranhão será de fundamental importância para garantir a sobrevivência e o mínimo de direitos dos idosos nos institutos.  

“A pandemia tem afetado os institutos de longa permanência, principalmente dos que sobrevivem de doações. No Maranhão, temos 17 institutos de acolhimento, sendo 12 filantrópicos. As doações ficaram escassas e as entidades passam por uma situação crítica. Esses recursos irão auxiliar na alimentação, medicação, fraldas geriátricas, produtos de higiene dentre outros itens necessários para atravessarmos esse momento com segurança”, disse o presidente.

O Lar São Vicente de Paula, em Balsas, é uma das instituições contempladas. Os recursos serão disponibilizados para as instituições ainda no mês de maio.

O Maranhão se informa aqui – Poço entregue pela SEDES em Balsas beneficiará mais de 1.200 famílias

Assista depoimento do secretário do Estado da Sedes, Márcio Honaiser


O Maranhão tem 17 institutos de acolhimento, sendo 12 filantrópicos que sobrevivem de doações. Os recursos irão auxiliar na alimentação, medicação, fraldas geriátricas, produtos de higiene e outros itens necessários #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo