DestaquesMancheteVídeos

SES incentiva prevenção e diagnóstico precoce da Doença Renal Crônica na rede estadual

As unidades da rede da Secretaria de Estado da Saúde intensificaram as ações alusivas ao Dia Mundial do Rim, celebrado no último 14 de março. O objetivo é conscientizar sobre os distúrbios renais e alertar para a necessidade do atendimento aos pacientes diagnosticados Doença Renal Crônica (DRC).

A data é celebrada para educar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. No Hospital Dr. Carlos Macieira, as ações tiveram engajamento da equipe do Centro de Diálise da unidade de saúde, com distribuição de informativos e orientações sobre prevenção da doença renal crônica, como explicou a médica nefrologista Luciene Bandeira.

“Todo ano fazemos esse movimento de conscientização da importância dos cuidados com a saúde, em especial a saúde dos rins e a realização do exame anual de creatinina, que identifica alterações da função renal. Temos muito pacientes que se tornam doentes crônicos por consequência de outras doenças, como a diabetes e hipertensão. Se houvesse mais prevenção e tratamento de base teríamos um número mais reduzido de pacientes nessa condição”, disse Luciene.

O Centro de Diálise do Hospital Carlos Macieira dispõe sessões de diálise em três turnos, de segunda a sábado. O serviço também inclui implante de cateter.

O funcionário público Marco Luís Cunha, de 57 anos, é um dos pacientes em tratamento no HCM. O diagnóstico veio em decorrência de complicação nos rins há 6 anos. “Eu venho três vezes durante a semana fazer a diálise. Aqui é um dos melhores tratamentos que a gente pode ter no Brasil. Eu optei por ainda não entrar na fila de transplante e seguir com a diálise e medicação”, explicou.

A doença renal crônica é uma condição em que os rins perdem gradualmente sua função ao longo do tempo. Essa deterioração pode ocorrer por vários motivos, incluindo hipertensão arterial, diabetes, obesidade, histórico familiar de doença renal e o uso prolongado de certos medicamentos. Um dos indicadores fundamentais para avaliar a função renal é o exame de creatinina, que é um subproduto muscular normal que os rins filtram e excretam na urina. Quando os rins não funcionam adequadamente, os níveis de creatinina no sangue aumentam. Portanto, exames regulares de creatinina podem ajudar a detectar precocemente problemas renais.

No Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra a atividade também contou com momentos de orientações e diálogo, envolvendo pacientes e acompanhantes. A unidade de saúde dispõe de poltronas de diálise funcionando em três turnos.

O lavrador Elimar da Silva Costa, de 39 anos, está há 11 anos em tratamento, e semanalmente sai da cidade de Tuntum para atendimento no município de Presidente Dutra. “Aqui é muito bom, e hoje eu pude ouvir e aprender. Muitas vezes a gente pensa que sabe tudo, mas não. Sempre aprendo algo mais”, refletiu Elimar.

No Centro de Hemodiálise de Balsas, a professora Maria José Sousa e Silva, 68 anos, é uma das pacientes atendidas. Ela relata que faz tratamento há cinco anos, após um problema cardíaco e, pelos exames, foi constatada a doença renal crônica. “Foi difícil no começo me adaptar porque eu morava em Fortaleza dos Nogueiras, agora estou aqui em Balsas e estou reagindo bem ao tratamento. O atendimento é maravilhoso, a gente se sente muito bem acolhida aqui”, frisou Maria José.

A atividade pelo Dia Mundial do Rim também foi realizada no Centro de Hemodiálise de Pinheiro. Na unidade, o cantor Walter Cleison Alves Falcão, de 32 anos, é um dos pacientes em tratamento há 6 anos. “Eu passei muito tempo tomando antibióticos devido a uma cirurgia e acabei tendo problemas renais. Aqui o atendimento é muito cuidadoso, com respeito e dignidade. Gosto muito”, destacou Walter.

Importância do Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico precoce da doença renal crônica é crucial para retardar sua progressão e reduzir complicações graves, como insuficiência renal. Além disso, o tratamento adequado, que pode incluir mudanças no estilo de vida, controle da pressão arterial e da glicemia, bem como o acompanhamento médico regular, pode ajudar a manter a função renal por mais tempo e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

O Maranhão se informa aqui – Balsas soma US$ 1,8 bilhão em exportação e lidera municípios maranhenses em 2023

O Hospital Regional de Balsas conta com um Centro de Hemodiálise, que atende pacientes com doenças renais crônicas.  #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo