AgronegócioBusiness

Alto Parnaíba tem as piores taxas de vacinação contra aftosa no sul do Maranhão

Até o fechamento das atividades, dia 31 de maio, primeiro prazo final para os pecuaristas comprar as doses da vacina para seus rebanhos, a Unidade Regional da Aged Balsas, apresenta índices de comprovação da vacinação bem abaixo do esperado, com o município de Alto Paranaíba em último lugar.

Em virtude dos baixos índices no estado, Aged divulgou comunicado prorrogando o prazo da 1º etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado do Maranhão. Conforme o comunicado, foi feito uma solicitação ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, que autorizou o novo prazo para o dia 14 de junho por conta de adversidades climáticas.

Os produtores deverão procurar a unidade veterinária local em que seu rebanho está cadastrado para comprovar a vacinação em até o dia 24 de junho, conforme normativa do estado, evitando a aplicação de penalidades previstas em lei.

“A regional de Balsas possui aproximadamente 708 mil animais (bovinos e búfalos) que devem ser vacinados e comprovados juntos aos escritórios da Aged. Vacinar 2 ml por animal. Na campanha anterior ficamos com índice de cobertura vacinal de 97,5%”. Mas com o novo prazo da vacinação estabelecido pela Aged, acreditamos que vamos bater as metas também nos dois municípios”, destacou Eugênio Pires, chefe do escritório regional da Aged.

Ainda segundo Eugênio Pires, os rebanhos dos dois municípios são pequenos, o que ameniza um pouco o problema e o Ministério da Agricultura estabelece índice de cobertura vacinal acima de 90%, para que o Maranhão passe de status livre de febre aftosa COM vacinação para o status de livre SEM vacinação no segundo semestre de 2020.

O Maranhão se informa aqui

Educar Dom Bosco conquista 5 títulos no JEBAL, se firma como potência no esporte escolar 

Criadores iniciam comprovação de vacinação contra a febre aftosa na Aged Balsas

Veja o relatório com os índices dos municípios da regional 

Prazo para a vacinação foi prorrogado para o dia 14 e de comprovação para o dia 24 de junho. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo