DestaquesMaranhãoMeio Ambiente

Ambientalistas veem avanços e projetam futuro na IV Expedição às Nascentes do Rio Balsas

Inibir a degradação ambiental e chamar a atenção de órgão competentes para a preservação das nascentes já é uma conquista

Ambientalistas do Instituto de Defesa do Rio Balsas e seus afluentes – IDERB – se preparam para a IV Expedição Ecológica e Social até as nascentes do Rio Balsas, que será realizada nos dias 08 e 09 de setembro 2018, e comemoram os avanços já conquistados.

A Expedição, que acontece desde 2015, é composta e conta com apoio de diversos órgãos das iniciativas pública e privada, como: Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Grupo Escoteiros Buriti, Rotary Clube de Balsas, SAMU, IBAMA, ICMBIO, Secretária Municipal de Saúde, Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa, Imprensa em geral e voluntários, médicos enfermeiros.

Além da mensagem de preservação do meio ambiente, cartilhas educativas, folders, brinquedos para as crianças, vestes e alimentos não perecíveis são distribuídos para toda a população ribeirinha carente que vive naquele sertão praticamente abandonado pelo estado.

O objetivo maior da expedição é vistoriar e defender o maior patrimônio natural que existe em nosso sertão, que é o Rio Balsas; a situação atual que ele se encontra é extremamente grave.

O empresário e ambientalista Miranda Neto participou de sessão na Câmara de Vereadores de Balsas, onde destacou os avanços conquistados através das expedições já realizadas. “Conseguimos inibir a ação de pessoas que agrediam o meio ambiente, através do movimento da visita a região das nascentes, das notícias produzidas e veiculadas nos meios de comunicação: TVs, Rádios, Jornais, Blogs e mídias sociais, fotografias, documentários, tudo isso serve para evitar o aumento das agressões. Temos conseguido chegar ao conhecimento das autoridades e a própria SEMA divulgou que fez cinco viagens as nascentes. Nós não vamos parar até que seja criado uma unidade de proteção ambiental nas nascentes do Rio Balsas. Vamos divulgar, registrar e protocolar documentários nos órgãos competentes e cobrar as providências das autoridades”, destacou.

A saída dos expedicionários será dia 08, do centro de Balsas, com uma concentração ás 05:00 hs da manhã em frente ao Hiper Mateus e retorno previsto para dia 09. Na programação haverá visitas às nascentes, fotografando e documentando a situação em que se encontram, distribuição de cestas básicas, brinquedos, roupas e calçados. Atendimentos médico com distribuição de remédios as comunidades nativas da região, também serão oferecidos.

Uma campanha de doação está sendo realizada, para que as pessoas contribuam com algo que será doado a população carente da região. “Os que não puderem ir, podem de uma forma ou de outra contribuir. Seja um voluntário, você pode ajudar com alimentos não perecíveis, brinquedos, roupas, sapatos para os adultos e crianças carentes das cabeceiras do Rio Balsas”, ressaltou Miranda Neto.

Para as pessoas que desejarem participar ou fazer doações: informações e inscrições com Miranda Neto – (99) 98806-4000/WhatsApp.

IV Expedição Ecológica e Social, as nascentes dos rio Balsas
Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo