AgronegócioDestaques

Atuação da AGED no sul do Maranhão é destaque nas comemorações dos 20 anos da instituição

Vinte anos se passaram desde a criação da AGED/MA pela Lei nº 7.734 de 19 de abril de 2002 e Decreto nº 18.596 de 25 de abril de 2002, muitos desafios viraram realidade importantíssimos, como por exemplo, a valorização da agropecuária maranhense.

A Unidade Regional da Aged em Balsas, tem atuação de destaque na região que é a maior produtora agrícola do estado. De acordo com Eugênio Pires, chefe da Unidade Regional integrada por 13 municípios no sul no Estado, a região tem mais de 350 propriedades rurais produtoras de grãos (aproximadamente 720 mil hectares) e mais de 12.500 criadores de bovídeos (rebanho de aproximadamente 870 mil animais), além das maiores granjas de suínos e aves do Norte-Nordeste do país. “Temos em nossa regional, como objetivo promover o acesso ao conhecimento voltado para o homem e mulher do campo para que melhorem a produção tanto da unidade familiar como das empresas do agronegócio para que contribuam com o desenvolvimento da agricultura e pecuária do Estado”, afirmou.

Com 17 anos de AGED/MA, como Fiscal Estadual Agropecuário e 07 anos como Gestor Regional a frente da regional de Balsas, uma das mais importantes para o Estado do Maranhão, Eugênio Pires disse: “carregamos com muito orgulho, trabalho e dedicação o tripé da defesa agropecuária: inspeção (garantia de que o alimento que chega à mesa do consumidor possui qualidade); educação sanitária (multiplicação dos saberes e do conhecimento para promoção da melhoria da produção) e fiscalização (para que os produtores sigam as normas) . A nossa missão de cada dia tem como premissa garantir produtos de qualidade à população, preservar a saúde pública e o meio ambiente. Todo nosso trabalho é baseado em leis Federais e Estaduais, visando assegurar a sanidade das populações vegetais, a saúde dos rebanhos animais, a idoneidade dos insumos e serviços usados na agropecuária, a identidade e a segurança higiênico-sanitária dos produtos destinados aos consumidores”

No Maranhão

Durante duas décadas, a AGED conquistou o status de livre da febre aftosa com vacinação, com reconhecimento internacional da OIE – Organização Mundial de Saúde Animal. Ainda são conquistas da AGED: a equivalência do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ao Serviço Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA); aumento em 53% de estabelecimentos no Serviço de Inspeção Estadual nos últimos três anos; fiscalizações volantes para inspeção do trânsito animal e vegetal, ampliação da AGED com escritórios no estado, sucesso na coleta de embalagens de agrotóxico reconhecido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inPEV), planos de intensificação do controle de doenças em animais e de pragas na lavoura, a criação da Lei do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF), que possibilitará que os produtos da agricultura familiar registrados no SIM e que obtiverem equivalência ao SIE possam ser comercializados em todo o estado, facilitando a inclusão dos produtos de origem animal nos mercados institucionais.

O Maranhão se informa aqui – Policlínica do Servidor Estadual oferece 12 especialidades de consultas e exames em Imperatriz

A região tem mais de 350 propriedades rurais produtoras de grãos; cerca de 720 mil hectares. Mais de 12.500 criadores de bovídeos (rebanho com cerca 870 mil animais; além das maiores granjas de suínos e aves do Norte-Nordeste do país. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo