DestaquesVídeos

Governo entrega novos sistemas de abastecimento de água em quilombos de Pastos Bons

O Governo do Maranhão, através do Programa Maranhão Quilombola (PMQ), tem levado água potável para comunidades quilombolas do Maranhão. Nos últimos dias, a Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR) realizou a entrega de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA) em duas comunidades da cidade de Pastos Bons: Jacu e Cascavel.

Em parceria com a Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), foram implantados novos sistemas com estruturas e interligação em todas as residências das comunidades. Ambas as entregas foram realizadas pelo secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, e pelo secretário-adjunto de Assuntos Metropolitanos da Secid, Júlio Pinheiro, que representou o titular da pasta, Márcio Jerry.

“As comunidades quilombolas do Maranhão que são acompanhadas pela SEIR estão recebendo diversas ações e muitas delas em parcerias. Destaco a parceria entre o Estado e as prefeituras na execução e conservação de obras e ações, e a parceria que temos com a Secid, na implantação de sistemas de abastecimento de água e tantas outras atividades. Esses sistemas, além de trazer água boa e de qualidade aos nossos irmãos e irmãs quilombolas, nos possibilita trazer campos irrigados, incentivando a produção nos quilombos maranhenses”, afirmou o secretário Gerson Pinheiro.

As entregas e ampliações dos Sistemas de Água também foram acompanhadas por autoridades e lideranças locais, como o vice-prefeito de Pastos Bons, Reinaldo do Raimundo Nena, representando o prefeito Enoque Mota; o presidente da Câmara Municipal, Luiz Gonzaga Camapum; o coordenador do Departamento de Igualdade Racial, Alan Edno; além de vereadores e representantes de associações, como Claudete de Sousa, presidente da Associação da Comunidade Jacu Racial, que destacou a importância do trabalho que está sendo realizado. “Agradeço o Governo do Maranhão por essa obra, pois hoje nosso povo consegue ter água em suas torneiras, coisa que a gente não tinha desde a fundação daqui. Por isso a gente valoriza essa conquista e somos bastante gratos por tudo”, afirmou.

Para Júlio Pinheiro, secretário-adjunto da Secid, sistemas de abastecimento de água são essenciais para as comunidades. “Essa agenda conjunta que desenvolvemos com a SEIR é importante, é compromisso do governador Flávio Dino avançar nessas ações, cuidar dos nossos quilombos, que durante tantos anos foram esquecidos e que desde 2015 passaram a ter a devida importância para o Estado”, destacou.

Sistemas de Abastecimento de Água

Os Sistemas de Abastecimento de Água estão sendo instalados e/ou ampliados nos municípios Bacabal, Bacurituba, Codó, Grajaú, Guimarães, Mata Roma, Pastos Bons, Peritoró, Pindaré Mirim, Pinheiro, Santa Inês, São Bento, São Vicente Férrer e Viana. O Governo investe na instalação e modernização dos Sistemas de Abastecimento de Água e com isso aumenta a oferta de água tratada e melhora a qualidade de vida dos moradores das comunidades quilombolas.

O Maranhão se informa aqui – Câmara recebe projeto de lei que autoriza pagamentos dos precatórios a professores de Balsas

Foram beneficiadas as comunidades Jacu e Cascavel, no município de Pastos Bons. Além de trazer água boa e de qualidade aos quilombolas, possibilita irrigação, incentivando a produção nos quilombos maranhenses. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo