AgronegócioDestaques

Aged reúne donos de revendas de vacina em Balsas para II Etapa da Vacinação contra aftosa

Agência Estadual de Defesa Agropecuária – AGED/MA, através da Unidade Regional de Balsas, reuniu representantes de revendas de vacina para tratar sobre a II etapa da Campanha de Vacinação contra aftosa 2019 e apresentação do plano estratégico da aftosa 2017-2026.

10 revendas autorizadas participaram do treinamento, onde foi abordado as normas e regulamentação para essa etapa da vacinação, como: instruções sobre as responsabilidades das revendas, controle de estoque, armazenagem e temperatura adequada; orientações aos produtores sobre quais as faixas etárias de animais são obrigatórios nessa etapa

“A vacinação nessa II etapa é para animais com até 2 anos de idade. Lembrando da dose que é de 2 ml e o produtor tem de 01 a 30 de novembro para fazer a compra da vacina e a vacinação do rebanho. E, até 15 de dezembro comprovar a vacinação no escritório da Aged em que sua propriedade está cadastrada”, disse Karlos Yuri Fernandes Pedrosa, fiscal estadual agropecuário.

Sobre o plano estratégico de combate à AFTOSA 2017 -2026, disse: “o Maranhão está inserido no bloco 3. As ações estão sendo desenvolvidas de estruturação vigilância e a perspectiva de avanço da zona livre de aftosa sem vacinação; onde a vacinação será suspensa em junho de 2021. Então a perspectiva é que depois que aconteça a suspensão da vacinação se tenha um ano de monitoramento do inquérito sorológico para saber tem circulação viral ou não. Em caso negativo o pleito enviado para o ministério de agricultura para reconhecimento nacional e em seguida para para reconhecimento internacional do pleito”, finalizou.

Vale salientar que esse plano estratégico tem um prazo até 2026 e pode sofrer alteração e temos que trabalhar em cima dos prazos e se adequar e melhorar o patamar pecuário do Maranhão atraindo investimentos.

O Maranhão se informa aqui

Grupo Mateus cresce no seu projeto de expansão e inaugura mais uma loja

A vacinação será para animais de até 2 anos de idade e acontecerá no período de 01 a 30 de novembro. #OMaranhaoSeInformaAqui.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo