BusinessColunasDestaques

Cemar troca geladeiras de clientes baixa renda em Balsas

Foram entregues 120 geladeiras novas. A próxima etapa será a troca de lâmpadas comuns por lâmpadas de LED

Na manhã deste sábado (15), clientes de baixa renda da CEMAR que foram sorteados realizaram a troca de geladeiras velhas por geladeiras novas. Em Balsas, foram cadastradas 305 pessoas nos dias 11 e 12 de dezembro. No dia 14, foram realizados sorteios que contemplaram 120 pessoas e, na manhã de sábado (15), foi realizada a entrega.

A troca de geladeiras começou por volta das 5:30h da manhã. Os clientes chegavam com suas geladeiras velhas em carroças, carros e até motocicletas. Os coordenadores da CEMAR explicaram aos sorteados que só deveriam ligar as novas geladeiras duas horas após chegar em casa e o modo correto de transporte das geladeiras, que devem estar de pé ou com a porta para cima, visto que todas vêm equipadas com isopor de segurança. Em caso de transporte inadequado, pode ocorrer de furar ou machucar uma tubulação de gás, e outros danos materiais

Nayra Pereira (a esquerda) finaliza a documentação para entregar aos clientes as geladeiras (Foto: Emanuel Lemos)

Conforme explicou Nayra Pereira, agente de pesquisa da CEMAR, o objetivo da ação é a redução do consumo de energia. “É fato que uma geladeira velha, em funcionamento, que já apresenta sinais de desgaste e borracha que não veda mais, consome muita energia e precisa ser trocada. Visando promover o uso racional da energia elétrica, a Cemar desenvolve o projeto que troca gratuitamente geladeiras velhas, em funcionamento, por outras novinhas”. 

O único incidente registrado foi a ausência de um sorteado que não compareceu no sorteio, mas a equipe entrou em contato com ele para que ele trouxesse a geladeira antiga e trocasse por uma nova.

As novas geladeiras possuem o selo Inmetro Procel de economia classe “A”, que são os mais econômicos do mercado. As trocas são realizadas mediante cronograma elaborado pela Cemar e faz parte do programa de doação de equipamentos eficientes para famílias de baixa renda. Após a troca de geladeiras, haverá a troca de lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, que hoje são as mais econômicas.

O cliente só precisa estar em dia com a CEMAR para que possa trocar até 5 lâmpadas por residência (Unidade Consumidora). A Cemar deverá anunciar nos próximos dias as datas para cadastro, sorteio e trocas de lâmpadas.

O Maranhão se informa aqui

Eleição: mesa diretora da Câmara é eleita por unanimidade dos presentes, em Balsas

Forças de segurança finalizam Operação Maranhão Seguro no sul do estado

 

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo