DestaquesEducaçãoSaúde

Balsas realiza I Fórum Selo Unicef com grupos de debates apesentando propostas  para melhorar índices

O Selo é uma certificação internacional concedida pelo UNICEF aos municípios da Amazônia Legal e do Semiárido em reconhecimento aos avanços reais e positivos na vida de crianças e adolescentes.

O município de Balsas realizou, na manhã desta sexta-feira (13), o Primeiro Fórum Comunitário do Selo Unicef – Município aprovado 2017-2020. O encontro ocorreu no auditório do Fórum de Balsas e contou com a presença de representantes de várias classes como estudantes, professores, gestores e coordenadores escolares, assistentes sociais, psicólogos, conselheiros tutelares, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, secretários e assessores do governo municipal e comunidade em geral, pessoas que foram convidadas a darem sua parcela de contribuição nas discussões e elaborações de propostas, a fim de aprimorar e transformar a realidade em que vivem as crianças e adolescentes do município.

A articuladora do Selo Unicef, Sebastiana Leda Arruda, apresentou a metodologia do 1º Fórum Comunitário, reforçou sobre os objetivos do selo, expondo quais as ações devem ser realizadas  pelo município, enfocando que esta é mais ação estratégica de participação social obrigatória que trará resultados positivos ao município, ao serem apresentadas propostas construídas em equipe com a participação dos adolescentes.

Articuladora do Selo Unicef, Sebastiana Leda Arruda. (Foto: Emanuel Lemos).

“I Fórum Comunitário é o marco inicial em todo o percurso do selo Unicef em que os municípios terão que apresentar seu diagnóstico na área da saúde, educação e assistência social. O município apresentou análise dos impactos sociais e da situação das crianças e adolescentes, dados de um levantamento feito pelas secretarias municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social que representou o ponto de partida para o debate e para a construção das propostas do Plano Municipal de Ação para a Proteção Integral das Crianças e Adolescentes”, destacou articuladora.

O Selo Unicef é uma iniciativa voltada à implementação das políticas públicas, com objetivo de estimular a atuação intersetorial, promover a mobilização social, incentivando o monitoramento de indicadores sociais relacionados à infância e à adolescência para melhorá-las.

O Selo Unicef é um reconhecimento internacional concedido aos municípios que alcançaram resultados significativos no esforço para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes. A certificação potencializa os direitos desse público, amplia e qualifica as políticas públicas e contribui para que sejam alcançados os objetivos do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido e da Agenda Criança Amazônia.

Por meio dessa iniciativa, governos, sociedade, empresas e organismos internacionais unem esforços para melhorar as condições de vida do público infanto juvenil.

Os grupos que debateram a área da saúde apresentaram propostas como acompanhamento por nutricionista da alimentação infantil para combater a desnutrição e também a obesidade, conscientização maior das mulheres a respeito da importância do pré-natal bem feito para evitar problemas de doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, que afeta as mães e contamina os bebê, incluir o homem nas questões relacionadas à saúde familiar, óbito infantil e materno e outros.

Para o setor da educação, foram apresentados propostas de investimento em pesquisa para saber quantas e quem são as crianças fora de sala de aula, enfrentar o desafio de colocar todas as crianças em sala de aula na zona rural ou urbana, estratégias para evitar a evasão escolar com a criação de classes de aceleração para os alunos que apresentam distorção na idade/série.

Para assistência social, foram apresentadas propostas para combater a mortalidade de adolescente na faixa etária de 10 a 19 anos causada por uso de drogas e acidentes de motos, a grande quantidade de crianças que não tem o registro de nascimento civil, a falta do nome do pai nesses registros, investir em divulgação e conscientização das mães e pais sobre os direitos e deveres para registrar as crianças e criar métodos para solucionar os problemas com crianças portadoras de necessidades especiais.

A vice-presidente da Câmara Municipal, vereadora Isaura Ferreira, participou dos grupos de debates e destacou a importância do município conquistar o Selo Unicef. “Queremos ver o nome de Balsas bem no Brasil e no mundo e o Selo Unicef é uma certificação de que o município está desenvolvendo e cuidando bem das políticas sociais voltadas para as crianças e adolescentes. Quero destacar aqui como sugestão, a importância nas áreas da saúde e educação caminharem sempre ao lado da assistência social, pois são o conjunto de instituições que trabalham ativamente pelo bem comum”.

Os municípios certificados pelo Selo Unicef passam a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente pelo UNICEF por seus avanços em favor da infância e adolescência. Eles podem utilizar a logomarca do Selo até o anúncio dos ganhadores da edição seguinte.

O II Fórum comunitário será realizado em abril de 2020 quando as equipes do selo Unicef vierem avaliar se o município conseguiu cumprir as metas.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo