ColunasFestas e Eventos

Nova Colinas reúne milhares de pessoas em tradicional Vaquejada

Milhares de pessoas lotaram o Parque do Povão em Nova Colinas (MA) na realização da XIV Vaquejada que teve inicio sexta-feira, 18 de maio e deve se encerrar neste domingo (20). Com premiação total de R$ 20.000,00 que serão distribuídos entre os competidores que concorrem nas categorias: profissional, amador e feminino.

O Evento teve como atrações principais os shws de forró: sábado Mulequinho e Banda, Caninana do Forró, Forró de Luxo, Unisantos e Forró ferroado.

A Vaquejada é uma atividade cultural-competitiva, com características de esporte, praticado em uma pista sobre um colchão de areia com espessura mínima não inferior a 40cm, no qual dois vaqueiros montados a cavalo têm o objetivo de alcançar e emparelhar o boi entre os cavalos, conduzi-lo até o local indicado, onde o bovino deve ser deitado.

Para derribar o boi, os vaqueiros competem em dupla: Vaqueiro-puxador – Competidor responsável por entrelaçar o protetor de caudas do boi entre as mãos e deitar o bovino na faixa demarcada no colchão de areia. Vaqueiro-esteireiro – Competidor responsável por direcionar o boi e condicioná-lo até o local da faixa, emparelhando-o com o vaqueiro-puxador, além de entregar o protetor de caudas do boi ao vaqueiro-puxador.

Valeu o boi – Expressão que caracteriza o êxito do competidor;

As inscrições (senhas) superaram a marca de 800, com vaqueiros de todo o estado do Maranhão e também de estados vizinhos que vieram competir. Com mais 500 bois sendo utilizados na competição.

O Vaqueiro para se classificar na categoria amador tem que derribar 3 bois na faixa sem errar nenhum, fazendo 27 pontos, garante a classificação. Na categoria profissional o vaqueiro tem que derribar 4 bois na faixa em sequencia. Após a fase classificatória, vem à fase de decisão para serem conhecidos os campeões.

Joseir Ribeiro, vice-prefeito de Nova Colinas, destacou que a vaquejada de Nova Colinas é um evento de grande porte. “Já consagrado, considerado melhor vaquejada do sul do Maranhão. O evento está de parabéns e estamos muito contentes com a presença de autoridades da politica regional e estadual, nossos amigos como o ex-secretário de agricultura e pré-candidato a deputado estadual que sempre tem nos apoiado nos eventos culturais da cidade e na busca de benefícios para nosso município”.

O Vereador Isaac Cirqueira Santiago, organizador da vaquejada de Nova Colinas, destacou a importância dos apoios recebidos. “A nossa festa vem crescendo ano após ano porque tem recebido apoios importantes, como do ex-secretario Márcio Honaiser, que vem prestigiando há várias edições. Nova Colinas é uma cidade que tem apenas 7 mil habitantes, então, para nós, é uma grande honra ter o olhar das nossas autoridades. E hoje eu estou feliz em ver toda essa multidão de pessoas brincando, se divertindo, sem confusão. E o Márcio, aqui no meio do povo, porque tem trabalho já feito na região, está conosco e essa união engrandece o nosso município e a nossa festa”. 

Vaquejada de Nova ColinasO Ex-vereador Costa, também organizador da vaquejada ressaltou que o evento movimenta a economia da cidade, o comércio, restaurantes, bares, a pecuária. “Isso é possível, porque temos apoio de autoridades, de amigos que nos prestigiam sempre”.

O Ex-secretário de Agricultura Márcio Honaiser destacou a importância da festa, não apenas para Nova Colinas, mas para toda a região. “Esta é uma das maiores vaquejadas da nossa região, muito bem organizada pelo Costa e pelo Isaac, faz parte da tradição e cultura do nosso povo do Nordeste e percebemos milhares de pessoas de toda a região prestigiando essa bela festa. Nós estamos aqui apoiando para que cada dia seja mais forte ainda e toda a nossa região alcance maior destaque no cenário da cultura estadual”.

 
(Prefeito Renato, vice Joseir com Mácio Honaiser e autoridades)
Vaquejada de Nova ColinasO resultado final com os vencedores da vaquejada deverão sair ainda hoje (domingo, 20).  Durante a vaquejada o ex-secretário Márcio Honaiser acompanhou o prefeito, Renato de Paula, o vice-prefeito Joseir Ribeiro e vereadores em visitas a obras do programa mais asfalto do governo do estado em ação asfaltando ruas no município.
Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo