Agronegócio

UEMA, IFMA e Embrapa lançam em conjunto UMIPTT em Balsas

A Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT) nasceu de um acordo de cooperação técnica entre a Embrapa, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Maranhão (IFMA), baseada em uma modelagem inovadora de arranjo institucional, com atuação em pesquisa e transferência de tecnologia.

O lançamento ocorreu nesta quarta-feira, 16 de maio nas instalações da Embrapa – Balsas (MA),onde deverá funcionar o comitê gestor e o comitê técnico da Unidade Mista, com as presenças Gustavo Pereira da Costa, Reitor da UEMA, Roberto Brandão, Reitor do IFMA, Mauricio Antônio Lopes, Presidente da Embrapa e outras autoridades, instituições civis e produtores rurais.

Na programação foi assinado o termo de adesão e apresentação de funcionamento de unidades mistas que a Embrapa já tem em outros estados. Apresentação de projetos para a região e apresentações dos parceiros. A expectativa é que a nova Unidade Mista beneficie municípios do Sul do Maranhão, Piauí e Norte do Tocantins com desenvolvimento econômico e social para o setor rural.

O Dr. Gustavo Pereira da Costa, Reitor da UEMA, destacou que o acordo de cooperação técnico cientifico com a Embrapa para instalar uma unidade mista de pesquisa e transferência de tecnologias tem por objetivo reunir esforços de pesquisas, trabalhos técnicos que visem o desenvolvimento sustentável da região. “É uma iniciativa capitaneada pela Embrapa, instituição referência de pesquisa agropecuária e juntamente com a UEMA que na área de ciências agrárias na região é muito forte. Então nossa participação através de professores e alunos é no sentido de tornar essa unidade uma referência dentro das outras que existe no Brasil, um espaço de pesquisa, de entendimento. E que possa oferecer para o setor produtivo, conhecimentos, ciências positivas no sentido de aprimorar as práticas nas cadeias produtivas em geral. O propósito da UEMA é colocar o que tem de melhor nas ciências agrárias para o êxito dessa iniciativa. Balsa é importante para o Brasil e não apenas para o Maranhão por ser um com produtores com investimentos e alta tecnologia e nós como instituições que geramos conhecimento, queremos contribuir com esse processo para que ele possa se desenvolver da melhor forma possível”. 

O Professor Luciano Façanha, diretor da UEMA Campus Balsas, disse que a implantação da UMIPTT representará para os acadêmicos uma oportunidade para que os mesmos estejam inseridos nas pesquisas a nível de graduação e pós-graduação que vão envolver os professores e pesquisadores das instituições e se constituirá em fonte de pesquisa e aprendizado que os alunos terão de colocar em pratica o que eles vivenciam no dia-a-dia com as aulas teóricas

A escolha dos membros que irão compor os comitês gestor e comitê técnico, bem como a eleição das diretorias e o plano de trabalho ficou para ser definido posteriormente após assinatura da ata de criação.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo