AgronegócioColunasManchete

Frigorífico de Balsas especializado em ovinos recebe selo de inspeção estadual a partir de consultorias do Sebrae

Com sabor característico, suculência e maciez, a carne de ovelhas e carneiros é bastante valorizada no mercado. A produção de ovinos tem crescido no Maranhão e hoje, o rebanho do estado conta com mais 300 mil cabeças (IBGE, 2022). De olho nesse mercado, o Rancho Tamburi, investe na criação e abate de animais desde o ano de 2014.

Localizado em Balsas, no sul do Maranhão, o frigorífico conquistou recentemente o Selo de Inspeção Estadual (SIE) da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED). O registro garante mais segurança e qualidade aos produtos, além de ampliar as possibilidades de comercialização.

O proprietário do Rancho Tambori, Ricardo Ciappina, conta que o Sebrae é parceiro do projeto desde o início. Por meio de consultorias realizadas pelo Sebrae, o empreendimento se desenvolveu e profissionalizou. Atualmente, a propriedade conta com um plantel de mais de 1.500 animais, entre carneiros e ovelhas, das raças Dopper e Santa Inês. O frigorífico tem  capacidade para abater até 500 animais por mês.

“Desde quando começamos a aprender, a criar, a nos tornar profissionais na ovinocultura, teve a mão do Sebrae. O projeto frigorífico do Rancho Tambori, os estudos de viabilidade, tudo foi fruto de consultorias do Sebraetec. Então, o Sebrae é um dos nossos grandes parceiros e aqui fica, inclusive, nossa gratidão pela parceria com essa instituição tão presente e marcante na região sul do nosso estado”, conta o produtor.

Apoio de longa data

Ao longo dos anos, o empreendimento recebeu uma série de consultorias que garantem a qualidade da carne e maior eficiência na produção, entre as quais os projetos hidráulico e sanitário, boas práticas de fabricação, sistema de irrigação e estudos de qualidade técnica, dentre outros. Para o analista do Sebrae, Hiago Aravena, a conquista do selo comprova que a busca por melhorias e inovação são fundamentais para o desenvolvimento dos pequenos negócios.

“Para se manter no mercado, os empreendedores precisam qualificar seus negócios. Por meio do Sebraetec, é possível conseguir consultorias de qualidade com um valor mais acessível. No caso do Rancho Tambori, além do crescimento sobre o empreendimento, o mercado ganha com mais qualidade e demanda por animais de reconhecida aptidão produtiva”, explica o analista.

 Sobre o Sebraetec

O programa Sebraetec conecta pequenos negócios a um time de consultores e especialistas cuja atuação se reflete na melhoria de processos, produtos e serviços, ou na introdução de inovações. O Sebrae Maranhão oferece essas consultorias e subsidia até 70% do investimento. O Sebraetec fornece serviços nas áreas de design, produção e qualidade, desenvolvimento tecnológico e sustentabilidade, que contribuem para aprimorar o desempenho empresarial.

Podem participar microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas, com faturamento de até R$ 4,8 milhões/ano. Produtores rurais, artesãos ou pescadores também podem se ter acesso, desde que apresentem registro ou inscrição válidos, emitidos pelo órgão competente, e comprovação de faturamento máximo de R$ 4,8 milhões/ano.

O Maranhão se informa aqui – Agricultura e pecuária maranhense ganharam destaque em 2023

O registro garante mais segurança e qualidade aos produtos, além de ampliar as possibilidades de comercialização. O frigorífico tem  capacidade para abater até 500 animais por mês. #OMaranhaoSeInformaAqui

 

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo