AgronegócioDestaques

Campanha de vacinação contra febre aftosa é prorrogada em todo Maranhão

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) comunica que a campanha de vacinação contra a febre aftosa foi prorrogada para até o dia 30 de junho. O período para comprovação da vacinação também teve sua data prorrogada até o dia 10 de julho.

Em entrevista ao Alerta Balsas, da TV Capital – Canal 8, Karlos Yuri Fernandes Pedrosa, chefe da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV), explicou que altos índices de chuvas que caíram em vários municípios do estado do Maranhão, dificultaram o processo de vacinação que nesta etapa compreende a todos os animais do rebanho de bovinos e bubalinos.

“O estado do Maranhão passará por uma auditoria no próximo no período do dia 28 de julho a 4 de agosto, quando equipes técnicas do Ministério da Agricultura, farão avaliação da qualidade do serviço veterinário oficial do Estado, nos diversos programas como: combate à febre aftosa, combate a brucelose, sanidade avícola, sanidade suína, vigilância, tudo isso será averiguado. Além disso toda a infraestrutura de escritórios, recursos humanos, veículos e equipamentos. Será uma auditoria geral de forma que em sendo aprovado o Maranhão estará habilitado para pleitear o status de zona livre da aftosa sem vacinação”, disse Karlos Yuri.

O Ministério da Agricultura acatou a solicitação encaminhada pela AGED informando que devido às fortes chuvas que atingiram algumas regiões do Estado, acarretou na intrafegabilidade de alguns criadores para imunizar seus rebanhos.

É muito importante que o criador fique atento aos períodos de vacinação que vai até o dia 30 de junho e a comprovação para o dia 10 de julho; para que não perca os prazos estabelecidos. A meta da campanha deste ano é ultrapassar 95% dos rebanhos bovinos e bubalinos vacinados contra aftosa, chegando a 100% dos animais imunizados.

Matéria produzida e exibida pela TV Capital – Canal 8 – Balsas/MA

Com a prorrogação, o prazo para vacinação agora vai até o dia 30 de junho e a comprovação vai até o dia 10 de julho. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo