AgronegócioDestaquesManchete

Aged intensifica fiscalizações no fim do período do vazio sanitário da soja na região de Balsas

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), por meio da Unidade Regional (UR) de Balsas, intensificou a fiscalização em mais de 50 propriedades da região em razão do fim do período do vazio sanitário da soja de forma a garantir a sanidade das lavouras, que será liberada para a semeadura no próximo dia 1º de outubro.

O vazio sanitário da soja iniciou no dia 3 de julho e vai até 30 de setembro no sul do estado do Maranhão. Os produtores de soja dos municípios que integram a regional de Balsas devem ficar atentos ao período do vazio, que estabelece ações de caráter técnico-administrativo e medidas fitossanitárias obrigatórias visando à prevenção e ao controle da Ferrugem Asiática.

Durante esse período de intensificação das ações, a UR obteve como resultado da fiscalização: 51 propriedades rurais vistoriadas (com cadastro e levantamento fitossanitário), 4 estabelecimentos comerciais fiscalizados, (com apenas uma autuação em Alto Parnaíba), realização de 6 coletas de amostra de grãos de soja para análise de agrotóxicos e um central de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos fiscalizada.

De acordo com o chefe da UR de Balsas, Eugênio Pires, considerando a importância da cultura da soja para a economia maranhense, o produtor tem que estar atento às determinações da AGED, já que o vazio sanitário da soja visa eliminar a chamada “ponte verde”, responsável pela proliferação do fungo que causa a Ferrugem no período de entressafra.

Os produtores devem observar a obrigatoriedade da destruição das plantas de soja voluntárias (sequeiro), por meio de controle químico ou mecânico, até o início do período estabelecido para o vazio sanitário da soja no estado do Maranhão.

O Maranhão se informa aqui – Comarca de Alto Parnaíba divulga resultados de julgamentos com duas condenações de réus

Foram fiscalizadas dezenas de propriedades da região como forma a garantir a sanidade das lavouras, que será liberada para a semeadura no próximo dia 1º de outubro. OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo