ColunasDestaques

Startup que torna óleo de babaçu em aditivo que reduz uso de combustível vence programa de inovação da Ambev

Uma tecnologia com foco em utilizar o coco babaçu na produção de um aditivo para reduzir o consumo de combustível como alternativa para diminuir as emissões de carbono. Essa é a complexa e difícil missão da startup APOENA, vencedora da última edição do programa 100+ Labs, liderado pela Ambev. Encontrado em abundância, o coco babaçu é uma das fontes de renda de brasileiras que vivem nas regiões Norte e Nordeste, e são diversas as formas de utilização da fruta, que agora contribui para reduzir o impacto do CO2 lançado no meio ambiente.

A APOENA possui uma fábrica modelo, focada no processamento integral do coco babaçu, no município de Coroatá, estado do Maranhão, e foi fundada com o objetivo de aumentar o potencial econômico do fruto, além de melhorar as condições de trabalho e a geração de renda das pessoas envolvidas na extração. “Essa é uma forma segura de melhorarmos a condição de vida de milhões de pessoas que vivem da venda do coco e que buscam aumentar sua renda”, comenta Márcia Werle, fundadora da APOENA.

Como forma de desenvolvimento e avanço nas iniciativas sustentáveis, a startup desenvolveu, em conjunto com o pesquisador José Benedito Ribeiro, um novo aditivo para combustível que melhora o desempenho de automóveis e, por consequência, diminui a pegada de CO2 emitida pelos veículos. “Temos a ambição de atingir o NetZero até 2040, e otimizar e melhorar a nossa frota logística faz parte dessa missão”, comenta Lisa Lieberbaum, Head de Sustentabilidade da Ambev.

O Maranhão se informa aqui – Governo, Fiema e Sebrae promovem Encontros de Negócios em Imperatriz e Balsas

Startup do Maranhão utiliza coco babaçu na produção de um aditivo para reduzir o consumo de combustível como alternativa para diminuir as emissões de carbono. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo