ColunasDestaques

Mudas de plantas sem documentação sanitária são apreendidas em Balsas 

A Unidade Regional de Balsas da Agência Estadual de Defesa Agropecuária – AGED/MA, apreendeu mudas de plantas frutíferas e ornamentais que estavam sendo comercializadas em dois caminhões oriundos de São Paulo, por vendedores ambulantes em Balsas. 

De acordo com o Eugênio Pires, diretor da Unidade Regional da Aged de Balsas, disse que a instituição recebeu uma denúncia anônima de que dois caminhões estavam vendendo as plantas na Praça do Mercado Central. 

Aged foi ao local e solicitou a documentação, que não foi apresentada: não tinha nota fiscal, permissão de trânsito vegetal, certificado fitossanitário de origem. No Maranhão através do decreto 22.806 de 2006 no artigo 43, é vedada a comercialização ambulante de sementes, mudas, partes propagativas e insumos de uso agrícola e todo material apreendido na comercialização ambulante será imediatamente destruído, não cabendo qualquer indenização ao infrator. 

Aged pediu o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal, para apreensão e condução das mudas até o Lixão de Balsas, onde foram destruídas. 

“Estamos em uma região produtora de grãos, com cerca de 700 mil hectares de lavoura, com plantio de soja, milho e algodão e não sabemos a origem dessas mudas, o que vem nessas plantas, tanto no solo, como nas folhas ou no caule; elas podem estar trazendo doenças e pragas que não são existentes na região e colocando em risco todo a área de produção de grãos na região de Balsas”, disse Eugênio Pires. 

Aged atua para evitar a proliferação de doenças e destaca que em Balsas, existem viveiros físicos, registrados juntos ao Ministério da Agricultura e Aged que produzem mudas de plantas frutíferas e plantas ornamentais para que as pessoas possam comprar de forma legal, sem colocar em risco a produção agrícola local. 

O Maranhão se informa aqui – Revendas de agrotóxicos da região de Balsas recebem multas em fiscalização da Aged

Os ambulantes que comercializavam as mudas não apresentaram nota fiscal, permissão de trânsito vegetal ou certificado fitossanitário de origem. #OMaranhaoSeInformaAqui 

Com informações da TV Capital, canal 8.1 – Balsas/MA.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo