DestaquesPolíticaSaúde

Solenidade comemorará 404 dias sem morte materna em Balsas

O ato acontecerá em visita do secretário de saúde, Carlos Lula, que também assinará ordem de serviço para implantação do Centro de Hemodiálise. 

A Regional de Saúde de Balsas realizará solenidade de comemoração aos 404 dias sem registro de morte materna. O ato ocorrerá nesta sexta-feira (08/02) na ocasião da visita do secretário de Estado da Saúde, Dr. Carlos Lula, que virá com uma grande comitiva, OPAS, OMS, ONU, CONASS e Ministério da Saúde.

Em entrevista ao Jornal da Capital – TV Capital, canal 08, afiliada à Rede TV, o superintendente de Articulação Política do Governo do Estado, Manoel Carvalho, falou da solenidade. Confira:

Morte materna zerada

Os 404 dias iniciam-se a partir do funcionamento do Hospital Regional de Balsas. Essa região tinha um dos mais altos índices de mortes maternas do Brasil e este número foi zerado. A partir do início da gestão do Dr. Erik, foi feito um planejamento com a participação do Governo do Estado, da Prefeitura, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS) para combater o problema.

Centro Sentinela

Foi criado o Centro Sentinela, que tem o objetivo de acompanhar as mães desde o pré-natal. A partir do momento em que a mulher descobre a gravidez, é feito um acompanhamento completo, que é seguido de encaminhamento para o Hospital Maternidade de Saúde. O resultado de todo esse trabalho zerou o número de morte materna.

O superintendente finalizou a entrevista convidando a população para o ato de assinatura da Ordem de Serviço (OS) do Centro de Hemodiálise, que ocorrerá no Hospital Regional. “Esse é um sonho da região, que conta com muitos pacientes que fazem hemodiálise em Imperatriz, Araguaína, São Luís e outras cidades, paras as quais muitas pessoas se mudaram. Com essas dez cadeiras de hemodiálise, 10 pessoas serão atendidas ao mesmo tempo. O centro vai atender as regionais de Balsas, São João dos Patos e, possivelmente, Presidente Dutra”, explicou Manoel Carvalho

O Maranhão se informa aqui

Cemar promove troca de lâmpadas comuns por LED gratuita, em Balsas

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo