AgronegócioDestaquesVídeos

Agricultura e pecuária maranhense ganharam destaque em 2023

A partir do próximo ano, o Maranhão estará apto a suspender a vacinação contra a febre aftosa. A novidade foi uma das principais conquistas alcançadas pelo Estado, no balanço de ações desenvolvidas pela gestão estadual, em 2023, para o setor da pecuária.

Com o status de zona livre da doença sem vacinação, o Maranhão garante a possibilidade de maior abertura do mercado de importação e exportação da cadeia produtiva do gado e de seus produtos e subprodutos.

De acordo com a Aged, o Maranhão atingiu 95,43% de índice de animais vacinados na primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa. Os dados da segunda fase só serão contabilizados em janeiro de 2024.

O status de zona livre da aftosa atrairá investimentos, circulação de renda e valorizará o rebanho maranhense, que terá a possibilidade de comercialização sem qualquer restrição com estados e até internacionalmente.

A agricultura familiar maranhense ganhou evidência nacional com o Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar (Procaf), finalista na categoria Destaque Boas Práticas, do Prêmio Excelência em Competitividade 2023. A premiação nacional é promovida pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

A produção da agricultura familiar de várias regiões do estado também ganhou protagonismo com a oferta de cursos, capacitações técnicas e feiras, como é o caso da 1ª Feira Maranhense de Agricultura Familiar (Femaf). O evento reuniu, em São Luís, pequenos e médios produtores de todo o Maranhão, aglutinando em um só espaço, exposição e venda de produtos da agricultura familiar. Ainda foram apresentadas inovações tecnológicas para o trabalho no campo, artesanato, atrações culturais nacionais e locais e o inédito Concurso da Melhor Farinha d’Água do Maranhão.

“É importante valorizar a agricultura familiar, responsável pelo alimento saudável, pelo alimento que vai às nossas mesas. É fundamental pensar [a agricultura familiar] de forma estratégica”, frisou o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Bira do Pindaré, pasta responsável pela coordenação da Femaf.

Em artigo publicado em maio deste ano, o governador Carlos Brandão apontou a importância em garantir investimentos que fortaleçam os pequenos, médios e grandes produtores rurais do Maranhão.

“O Maranhão participa, efetivamente, de uma grande revolução no campo; voltando os seus olhos para a tecnologia e para a inovação, mas construindo um ambiente de crescimento sustentável, que respeita as comunidades tradicionais”, ressaltou Brandão.

Defesa Sanitária Animal e Sanidade Vegetal

Balanço de gestão da Aged, aponta, ainda, saldo positivo nos números relacionados às defesas sanitárias animal e vegetal, responsáveis, respectivamente, pelo controle, prevenção, vigilância e erradicação de doenças nos rebanhos e pragas nos produtos vegetais.

Novas agroindústrias

Segundo a Aged, em 2023, na área de Inspeção de Produtos de Origem Animal, foram fiscalizados 40 estabelecimentos de produtos de origem animal. Seis novas indústrias elaboradoras de produtos de origem animal foram registradas no Sistema de Inspeção Estadual (SIE/MA).

Outra novidade foi a habilitação de um frigorífico de bovinos em funcionamento no Maranhão, ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) do Ministério da Agricultura, possibilitando a comercialização dos seus produtos em âmbito nacional.

Fiscalização e controle sanitário animal em 2023

Ainda segundo a Aged, de janeiro a novembro de 2023 foram contabilizadas 1.936 ações fiscais desenvolvidas em todo o estado, envolvendo inspeções e fiscalizações, tanto nos estabelecimentos registrados, quanto nas indústrias em processo de registro ou com funcionamento irregular.

Números do controle sanitário vegetal

Segundo a Aged, somente este ano, foram realizadas 469 fiscalizações do vazio sanitário da soja e emissão de 22 autorizações excepcionais de plantio da soja, além de 14 fiscalizações do vazio sanitário do algodão, 1.798 monitoramentos para prevenção e controle da mosca da carambola. A Agência ainda realizou 493 inspeções fitossanitárias em cultivos agrícolas e 1.129 levantamentos fitossanitários.
Modernização do atendimento agropecuário

Outro avanço para o setor agropecuário maranhense em 2023 foi a execução de reformas dos escritórios da Aged, ampliação da frota de veículos e entrega de 130 notebooks, por meio de parceria com o Ministério da Agricultura e pecuária (Mapa) e a Escola de Governo do Maranhão (Egma).

Cursos, Feiras e Capacitações

Também ao longo de 2023 foram realizados cursos e capacitações nas mais diversas áreas e com diferentes produtos da agricultura e da pecuária.
Um exemplo foi o curso de Beneficiamento, Higiene e Conservação do Pescado, que garantiu agregação de valor ao produto final e comercialização em feiras da agricultura familiar que acontecem nos municípios.

Em 2023, a gestão estadual, por meio da Agerp, também oportunizou apoio para a realização de dezenas de feiras agropecuárias, como a Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), a 16º Agrofeira de Bacabal e a tradicional AgroBalsas, que realizou este ano sua 20ª edição.

“Abrir espaços para o novo, em favor da produção e da geração de emprego e renda para nossa gente é essencial […]  O que queremos é proporcionar um crescimento de forma equilibrada, onde todos tenham direito às oportunidades, com fomento à agricultura familiar, moradia, educação e saúde. Somos todos um só Maranhão. E cresceremos juntos”, afirmou o governador Carlos Brandão em artigo publicado este ano.

O Maranhão se informa aqui – Balsas: Vila Militar comemora obras de drenagem profunda asfaltamento e iluminação

O status de zona livre da aftosa atrairá investimentos, circulação de renda e valorizará o rebanho maranhense. Outros detaque foram a implantação da agroindútria, programa para agricultura famíliar e capacitações.  e #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo