DestaquesMancheteVídeos

Cresce o número de casos de hanseníase e município capacita equipes em Balsas

O crescimento do número dos casos de hanseníase no município de Balsas, preocupa as autoridades de saúde, que promoveram uma capacitação de equipes para enfrentar o problema.

O encontro aconteceu no auditório do 4º Batalhão de Polícia Militar e teve a participação de representantes do ministério da saúde da secretaria do estado da saúde e Secretaria Municipal de Saúde. A pauta foi realizar uma capacitação com os profissionais de Balsas a fazer uma busca ativa a pessoas que precisam fazer o tratamento contra hanseníase.

As unidades precisam estar preparadas para receber o paciente e fazer diagnóstico precoce a pandemia atrasou muito esse diagnóstico o que resultou no aumento de casos dados mostram que 10% da população podem estar com hanseníase e não tem consciência disso

Matéria produzida e exibida pela TV Capital – Canal 8 – Balsas/MA

Hanseníase

Um dos principais sinais e sintomas da hanseníase são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou marrons pelo corpo, em partes onde o paciente perdeu a sensibilidade ao calor, frio, dor ou toque, mas sente a região formigar e dormente.

A hanseníase é uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo território nacional. Possui como agente etiológico o Micobacterium leprae, bacilo que tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, e atinge principalmente a pele e os nervos periféricos com capacidade de ocasionar lesões neurais, conferindo à doença um alto poder incapacitante, principal responsável pelo estigma e discriminação às pessoas acometidas pela doença.

O tratamento da hanseníase é oferecido pelo SUS em qualquer unidade básica de saúde e feito com a associação de três medicamentos. O uso dessas medicações varia de seis meses a um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano, dependendo da saúde do paciente.

O Maranhão se informa aqui – Câmara Municipal de Balsas recebe 9,66 em análise de Transparência feita pelo TCE

Dados mostram que 10% da população podem estar com hanseníase e não tem consciência disso. O diagnóstico precoce é a maior arma contra a doença. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo