AgronegócioDestaques

Agricultores dizem que não pagaram taxa de 3% sobre milho e soja no Maranhão

Entidades do setor rural se reuniram na noite desta segunda-feira, 06 de janeiro na cidade de Balsas para discutir a taxa a lei sancionada pelo governador Flávio Dino que instituiu uma nova taxa de 3% sobre a tonelada da soja, do milho, do milheto e do sogo produzidos e transportados no Estado do Maranhão, passando a valer a partir de março de 2020.

Participaram da FAEMA, Sindicatos de Produtores Rurais de Imperatriz, Balsas, Acailândia, Esperantinópolis, Aprosoja/MA com representantes da região sul, meio norte e Oeste, além de sindicatos e associações de produtores rurais do estado.

Emerson Macedo, assessor jurídico da FAEMA, disse que o governo do estado argumentou que a cobrança seria destinada para o Fundo de Infraestrutura e Desenvolvimento Industrial, mas que não há uma concordância da parte dos agricultores para que seja implementada essa cobrança. “Na reunião foi discutido a taxa e o posicionamento dos produtores rurais sobre essa cobrança. Os agricultores não aceitaram. A FAEMA vai levar essa demanda para o governo do estado buscar o diálogo para que haja uma revisão nessa cobrança”, disse.

José Carlos Oliveira de Paula, presidente da Aprosoja/MA, destacou que uma taxa foi aprovada na assembleia legislativa e sancionada pelo governo sem diálogo com os produtores rurais.

“A classe não aceita essa contribuição e vamos sentar com o governo para discutir o problema, não aceitaremos reunião com o secretário, queremos conversar com o governador. O oficio está pronto e vamos marcar uma data, isso foi definido na reunião. Se acaso o governo insistir com a medida, vamos judicializar, pois o agricultor não tem como pagar. Isso é fato, temos um prejuízo com o plantio, sofremos com uma estiagem de 23 dias que vai diminuir a produtividade, vai ficar impossível de pagar essa é a realidade do Maranhão”.

No final foi formada uma comissão composta por representantes dos agricultores de várias partes do estado para se reunir com o governador e discutir a taxa que prejudica a cadeia produtiva.

O Maranhão se informa aqui

Governo realiza reunião com Aprosoja/MA para tratar sobre intervenções na MA 006

Uma comissão formada por agricultores de várias regiões do estado querem discutir com o governador Flávio Dino uma solução para o problema. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo