ColunasDestaques

Saúde e Educação iniciam Projeto adolescer: desatando nós e fortalecendo laços

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e o Programa Saúde na Escola (PSE) em parceria com escolas da rede municipal de ensino iniciaram o projeto “Adolescer: desatando nós e fortalecendo laços”. O público alvo: são adolescentes estudantes do nono ano.

“É um projeto piloto que posteriormente ano que vem pretendemos expandir para outras escolas. Foram escolhidas algumas escolas aqui na cidade de Balsas, eu fiquei responsável por três escolas da região de abrangência do Potosi, minha área. São elas: Eliezilda Coelho Rocha, no CDI, Alfredo Cury, Potosi e João Botelho, Manoel Novo. Tem as escolas Padre Fábio Bertagnolli e Padre Ângelo de Lassalandra que ficou a cargo da psicóloga do NASF Glaucia Rezende que dá suporte àquela área”, ressaltou Torquato Luiz de Mello Abiguenem, psicólogo responsável pela condução do projeto na área de abrangência do Potosi.

Objetivo do projeto: fortalecimento do auto cuidado, despertar o senso crítico, estimular o protagonismo juvenil, empoderar o jovem, dar voz. O encontro acontece uma vez por mês e teve início no mês de agosto. A cada mês um tema diferente é trabalhado de acordo com o tema abordado pelas políticas sociais para o mês.

O primeiro tema foi habilidades sócio emocionais. No mês de setembro será trabalhado a auto valorização da vida; em outubro prevenção de álcool e droga, por fim em novembro direito reprodutivo.

Programação da segunda etapa do projeto:

  • Dia 11/09, às 14h na Escola João Botelho no Manoel Novo
  • Dia 13, ás 08h na Escola Alfredo Cury no bairro Potosi. Também teremos roda de conversa com 3 turmas em horários distintos.
  • Dia 20 de agosto na Escola Eliezilda Coelho Rocha (CDI),
  • Dia 23 turno vespertino na Escola Alfredo Cury
  • Dia 26 dois turnos matutino na Escola Alfredo Cury (Potosi)
  • Dia 28 turno vespertino na Escola João Botelho (Manoel Novo).
  • Dia 20 de agosto turno vespertino na Escola Eliezilda Coelho Rocha.

A segunda parte do projeto tem o tema: auto valorização da vida (campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio).

É um projeto integrado do NASF com as equipes de saúde da família (ESF) das respectivas Unidades Básicas de Saúde – UBS que se situam nos bairros onde se localizam tais escolas.

O Maranhão se informa aqui

Balsas e Porto Franco (MA) recebem “Projeto Em Cena Brasil” cinema e teatro gratuito  

Palestra sobre habilidades socio emocionais na Escola Elias Alfredo Cury (Foto reprodução)

Objetivo do projeto é o fortalecimento do auto cuidado, despertar o senso crítico, estimular o protagonismo juvenil, empoderar o jovem, dar voz. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo