ColunasManchete

Precisando trocar colchões e camas, Escola Família Agrícola pede apoio à sociedade

Oferecendo educação em semi-internato, o que demanda diversas despesas; entre elas a necessidade de trocar os colchões e camas da escola que já ultrapassaram 10 anos de uso, a Escola Família Agrícola Rio Peixe (EFARP), situada no Povoado Porto Isidoro, no Alto Gerais de Balsas/MA, pede apoio à sociedade.

Para arrecadar recursos, será realizada a II Noite Cultural da EFARP, dia 21 de setembro de 2019. Na oportunidade estará vendendo comidas típicas, lanches e bebidas com intuito de arrecadar fundos para compra de novos colchões e camas e pagar outras despesas. As colaborações poderão ser em alimentos ou bebidas para o evento. Ou ainda doações em dinheiro, depositando qualquer valor na conta da escola: Escola Família Agrícola Rio Peixe, Agência 0895-8 Conta: 1398-6, Banco do Brasil, ou entrar em contato: (99) 98405-8093 (Sônia Rocha) ou (99) 98402-9887 (Carlos Lima).

“Trabalhamos com pedagogia da alternância. Os alunos permanecem em semi-internato, o que demanda muitos gastos e não temos recursos para manter despesas, como: trocar uma lâmpada queimada e/ou fazer manutenções. Para cobrirmos essas despesas fazemos sempre eventos para arrecadar recursos”, disse Sônia Rocha coordenadora da EFARP.

Conheça a EFARP

Fundada em 1997, localizada na região denominada Campos Gerais de Balsas, a 250 km da sede do município de Balsas-MA, tem como referência mais próxima a comunidade Batavo, localizada a 42 km da sede da EFARP. A escola localiza-se no povoado Porto do Isidoro onde começou a funcionar em 1998.

A Escola surgiu com o apoio de instituições, como: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Balsas (STTR) Igreja Católica e Associação Camponesa (ACA) e com a grande parceria do combonianos, irmão Bruno Haspinger.

Inicialmente oferecia do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, mas desde 2016 passou a oferecer o Ensino Médio integrado ao curso Técnico em Agropecuária, autorizado e reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação do Maranhão.

Atualmente a EFARP atende a 51 alunos das turmas de 1º, 2º e 3º ano. Em 2019 formou a primeira turma de técnicos, mesmo diante de várias dificuldades enfrentadas. O quadro profissional da EFA conta com oito funcionários que estão completamente engajados na formação profissional e pessoal dos alunos. Deste profissionais quatro são egressos da EFARP.

A EFARP tem como objetivo proporcionar Ensino Médio Integrado à Educação Profissional de Nível Técnico com habilitação em Agropecuária no regime da Pedagogia da Alternância utilizando os Instrumentos Pedagógicos dos Centro Familiar de Formação por Alternância (CEFFAs), que permita ao egresso a continuidade dos estudos, a inserção no mundo do trabalho, visando contribuir para a transformação da sociedade com base em interesses sociais e coletivos.

A escola proporciona que os alunos permaneçam em semi-internato uma quinzena na escola e outra com a família e, assim, as duas turmas se revezam durante todo o ano. Devido a isso, as aulas acontecem nos turnos matutino e vespertino e no noturno acontecem atividades complementares.

Atualmente, a EFA atende várias comunidades, principalmente da zona rural no Alto Gerais de Balsas – MA e outros municípios como Riachão e Feira Nova. A comunidade mais próxima fica a 03 km e a mais distante fica a 175 km da EFA. Buscando sempre contribuir com o aprendizado técnico na prática sobretudo das disciplinas do núcleo técnico. A EFARP desenvolve áreas demonstrativas de forma bem diversificada, com as seguintes áreas demonstrativas: Suinocultura, Avicultura, Ovinocaprinocultura, Horticultura, Fruticultura, Viveiro de Produção de Mudas, Piscicultura e outras.

O Maranhão se informa aqui

Reforços e treinos na preparação do Balsas para disputa da série B 2019 maranhense  

Doações e depósitos de qualquer valor: Escola Família Agrícola Rio Peixe, Agência 0895-8 Conta: 1398-6, Banco do Brasil. Contato: (99) 98405-8093 (Sônia Rocha) ou (99) 98402-9887 (Carlos Lima). #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo