AgronegócioBusinessManchete

Grupo empresarial se destaca na armazenagem e comércio de grãos no sul do Maranhão

Compromisso com o desenvolvimento da região através do empreendedorismo

Localizado na MA 006, no km 2,5, o grupo empresarial formado pela Agrolim Atacadista de Grãos, MR Agronegócios e Agrolim Transportes se destaca no sul do Maranhão pela busca de melhoria constante da qualidade dos serviços prestados na armazenagem, beneficiamento, transporte e comércio de grãos, apresentando alto padrão de qualidade reconhecido pelo mercado.

Atuando desde 2011, o grupo se consolidou no mercado, conquistando a confiança dos parceiros: produtores, tradings e mercado consumidor interno.

Empresário Sergio Epifânio Martins, diretor proprietário do grupo

O empresário Sergio Epifânio Martins, diretor proprietário do grupo, em entrevista, narrou a história do grupo empresarial, que teve início em 1994, após sua família sofrer expropriação de uma propriedade em Campos Lindos (TO) e optar pelo setor comercial, iniciando uma usina de beneficiamento e armazenagem de arroz, a Cerealista Rollim, instalada no bairro Potosí, em Balsas (MA), com atividade que permaneceu até 2011, quando houve a divisão da sociedade, migrando para o ramo das Commodities agrícolas, com a criação da MR Agronegócio.

A empresa especializou-se no comércio e armazenamento dos grãos: soja, milho, sorgo, milheto, arroz, feijão, em parceria com as tradings para exportação, disponibilizando armazenagem, secagem, limpa, classificação e transporte dos grãos, tanto da soja para exportação, quanto do milho destinado para o mercado interno, especialmente as fábricas de ração dos criadores de aves e suínos do Nordeste brasileiro.

Área de beneficiamento de grãos.

“Somos uma opção para o produtor que financiou sua safra através de bancos ou usou recursos próprios, que faz a colheita e não dispõe de armazéns. Nós fazemos o transporte da fazenda, caso ele não tenha como fazer, beneficiamos e negociamos essa produção que fica disponível para ser comercializada, permitindo que o produtor possa escolher a melhor época, de maior valorização dos cereais no mercado. Para as tradings e/ou consumidores internos, temos o diferencial de garantir um grão limpo de qualidade”, destacou o empresário Sérgio Martins, que abordou outros pontos importantes para o grupo empresarial.

Área de recebimento e classificação de grãos

Capacidade do Grupo Rolim

Com capacidade estática de armazenamento de 22 mil toneladas, o que pode ser triplicado com a rotatividade, o Grupo Empresarial Rolim trabalha para garantir a redução da perda de grãos após a colheita, que, no Brasil, gera um alto custo, através de soluções completas em armazenagem, secagem, beneficiamento, transporte de grãos e redução do desperdício. Na safra 2017/18, o grupo movimentou em torno de 400 mil sacos de milho e 700 mil sacos de soja. No período de fevereiro a agosto (durante 7 meses), empregou em torno de 60 colaboradores; durante a safra (setembro a janeiro) o número cai para cerca de 35 funcionários.

Expectativas de boas safras

Tivemos duas ou três safras ruins seguidas. Já na safra 2017/18, tivemos um ótimo inverno, com recorde de produção e vivemos boas expectativas para 2018/19. Precisamos de mais duas ou três safras boas para equilibrar os prejuízos anteriores. Hoje, o custo da produção está muito caro e o agricultor tem que acompanhar a evolução da indústria que, a cada ano, produz máquinas mais sofisticadas, inovações em insumos, fertilizantes e sementes. O produtor compra uma máquina financiada pagando uma fortuna e dois anos após já está ultrapassada; então, precisa adquirir outra para produzir um grão cada vez melhor, caso contrário fica fora do mercado. Vive sempre no limite. É assim que funciona. No comércio ocorre a mesma coisa: tem que estar investindo todo ano, renovando a frota de caminhão, as máquinas e equipamentos, fazendo manutenção.

Chegada da Agroindústria na região

Temos uma expectativa muito grande com a mudança de governo no Brasil; acreditamos que o país vai avançar. Temos visto muitos empresários do agro falando em investimentos bilionários, o que nos dá ânimo. No estado do Mato Grosso já estão produzindo álcool de milho, isso agrega valor. É muito positivo. Apesar de estarmos em uma fronteira agrícola, precisamos atrair os criadores de frango, porco, os investidores da agroindústria para produzir ração, implantar abatedouros, frigoríficos. Criar frango é barato. Vamos fazer parcerias com pequenos proprietários, incentivá-los, pois temos mercado consumidor e assim podemos gerar emprego e renda, garantir que o sertanejo tenha condições de viver bem no seu local de origem.

A cidade de Balsas

Estou muito feliz com tudo o que vem acontecendo na gestão do prefeito Dr. Erik Augusto, que está transformando a cidade com investimentos, vontade política. É preciso continuar, criar estruturas para atrair os investidores, gerar empregos e oportunidades para a população. Sou muito grato a essa terra, a Balsas, ao estado do Maranhão, a esse povo bom ordeiro, alegre que nos recebeu bem. Parte dos meus filhos nasceram aqui, lugar onde exerço minha atividade, tenho uma família constituída e pretendo viver aqui pelo o resto da minha vida.

O Maranhão se informa aqui

PRF divulga balanço da operação ano novo. Regional de Balsas sem ocorrências

Aprosoja/MA alerta que aumento no custo de produção põe em risco o lucro dos sojicultores

 

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo