EducaçãoManchete

Conclusão do Campus/Balsas da UFMA é tema de audiência pública

Confira entrevista em vídeo com o promotor público Federal Kemiston Lajes e outras autoridades.

Na noite desta quarta-feira (12) no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Balsas, foi realizada uma audiência pública sobre a conclusão da construção do novo Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em Balsas, e dada a resposta da administração superior da instituição e do Ministério de Educação.

O evento, organizado pelo Grupo Mobiliza Campus/Balsas em parceria com a Câmara de Vereadores, teve como objetivo convocar as partes envolvidas, para buscar soluções do problema da construção, que se arrasta desde 2015, já consumiu o valor de R$ 11.469.107,47 e, até o momento, não foi concluída.

Participaram da audiência representantes do Ministério Público Federal (MPF), da Prefeitura Municipal de Balsas, da comunidade universitária, dos vereadores e da sociedade.

Comunidade universitária da UFMA reivindica campus em audiência pública. .

Implantado em setembro de 2013, o campus vem funcionando na Escola Municipal Maria Justina Serrão, cujo prédio cedido pela Prefeitura de Balsas não tem estrutura física para funcionamento de uma universidade. Não há espaço para professores realizarem projetos de pesquisas, ou até mesmo para permanecer nos dois turnos; faltam laboratórios de pesquisa avançada, o que acaba comprometendo a qualidade do ensino acadêmico prestado. Além da construção, a comunidade universitária reivindicou condições dignas de trabalho aos servidores e de estudo aos discentes.

O procurador do MPF Kemiston Lajes, que realizou visitas a obra, solicitou a Polícia Federal abertura de inquérito policial para apurar possíveis irregularidades. As investigações estão em curso e, no âmbito criminal, elas terão um avanço. Paulo Victor, discente da UFMA, comentou a ausência de membros da reitoria e da administração superior de Balsas; ninguém compareceu.

Ficou definido que, no dia 19 de fevereiro, a comissão formada por representantes dos vereadores, comunidade universitária e sociedade estará em Brasília para uma reunião com a bancada federal do Maranhão e tentará uma audiência com o Ministro de Educação. A comissão realizará um café na abertura do ano letivo no campus provisório da UFMA.

Conforme informações da assessoria do senador Roberto Rocha (PSDB-MA), o Ministério da Educação creditou na conta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) o valor de R$ 2,606 milhões para serem destinados a conclusão das obras de sistema de abastecimento de água, esgoto sanitário, urbanização, iluminação dos prédios e conclusão do pórtico do campus de Balsas.

Assista matéria completa exibida pela TV Capital, Canal 8, com as entrevistas das autoridades que participaram da audiência pública.

O Maranhão se informa aqui

Projeto Resgate mobiliza jovens através do esporte e cultura, em Balsas

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo