ColunasDestaquesManchetePolíticaSaúde

Mutirão de saúde da visão supera 800 procedimentos em Balsas

Organograma com os encaminhamentos foram feitos para cirurgias e outros mutirões poderão acontecer em Balsas

O mutirão de saúde da visão realizado neste sábado, 1 de dezembro, superou a marca de 800 procedimentos médicos e foi promovido pela Câmara Municipal de Vereadores, sob a coordenação do vereador Prof. Nelson Ferreira, em parceria com a ONG Associação Social de Prevenção Ocular (ASSPO).

Ação teve início com a triagem realizada nos dias 21 e 22 de novembro.No sábado (01), aconteceram novas triagens e o atendimento médico com 4 oftalmologistas das 9h da manhã às 21h da noite. Foram realizadas consultas, exames de pressão do olho, exames da acuidade visual (prescrição do grau de cada lente) para fazer uma correção de vista através do uso de óculos, bem como receituário do grau e de colírios/lubrificantes em todos os atendimentos.

O oftalmologista Antônio José Cavalcante ressaltou os benefícios de uma ação como essa para as pessoas que não podem pagar um tratamento particular ou que não dispõem de um plano de saúde. “O SUS não oferece tratamento da visão em várias regiões. No mutirão, o paciente faz uma consulta e sai com o diagnóstico e encaminhamento correto. Nesse mutirão, foram detectados várias patologias em crianças, jovens, adultos e idosos, como: glaucoma, cataratas, tumores, pterígio e outras. Para os casos identificados foram feitos os encaminhamentos de tratamento para: mapeamento de retina, retinopatia diabética, tratamento com a fotocoagulação (realizado com raio lazer). Se houver um mutirão pelo ao menos uma vez por ano, com certeza diminuiria muito algumas patologias que são reversíveis, evitando muitos casos de cegueira”.

Karine Tallita, coordenadora da ASSPO, destacou que cerca de 80% dos casos são apenas correção através do uso de lentes (uso de óculos) fornecidos aos pacientes a preços que variaram de R$ 250 a 650. “Atendemos também muitas pessoas carentes com doações de óculos; garantimos um preço de até 70% mais barato que nas redes de óticas tradicionais, para que o paciente tenha condições de adquirir seu óculos. Também disponibilizamos o receituário para que o paciente possa adquirir seu óculos no lugar de sua preferência”.

Vereador Prof. Nelson fazendo a medição de pressão nos olhos

O vereador Professor Nelson Ferreira (PROS), coordenador da parceria, destacou o sucesso que foi o mutirão. “Foi um movimento que mobilizou muita gente da cidade e do sertão. No período da triagem todos os vereadores se empenharem, foram as suas bases, trouxeram as pessoas. O presidente da Câmara, vereador Moisés Coelho, disponibilizou toda a estrutura da casa para a realização do mutirão. Todas as pessoas que compareceram foram atendidos, também foram encaminhados cerca de 70 casos para procedimentos cirúrgicos”. Sobre os encaminhamentos para cirurgias, disse: “o SUS não tem esse procedimento de maneira permanente e vamos buscar junto a Secretária Municipal de Saúde trazer um mutirão para atender esses pacientes. O secretário, Dr. Luís Flávio, é uma pessoa muito comprometida com as questões da saúde; ele parte pra cima em busca da resolução dos problemas. Acredito que, em uma conversa, com ele e com o prefeito Dr. Erik Augusto teremos êxito e todas as pessoas encaminhadas serão atendidas a contento”.

O vereador Prof. Nelson e os demais vereadores agradeceram ao Flávio BGN da cidade de São João dos Patos, idealizador do mutirão. Também agradeceu a todos que contribuíram com essa ação que veio beneficiar os balsenses e pessoas de municípios vizinhos. “Agradecimentos aos funcionários da Câmara, ao presidente Moisés Coelho, aos assessores que vestiram a camisa, que vieram de forma voluntária, que trabalharam até tantas horas da noite. Agradecemos a ASSPO que, através de toda equipe, dispensou um tratamento muito humanizado para a nossa população, deixando as pessoas satisfeitas e o nosso desejo é que possamos oferecer outros mutirões como esse nos próximos anos e ajudar as pessoas que precisam. E, para isso, vamos manter contato com a ASSPO e com as autoridades”, finalizou.

O Maranhão se informa aqui

Veículo perde controle e cai em um riacho deixando 1 morto e 2 feridos

Unibalsas comemora recorde em apresentação de trabalhos científicos na ENAPIC 2018

 

 

 

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo