ColunasDestaquesMancheteSaúde

Mutirão oftalmológico faz 800 atendimentos e 80 encaminhamentos para cirurgia em Balsas

Nos dois dias de triagem de pacientes para o mutirão de oftalmologia promovido pela Câmara Municipal de Vereadores em parceria com a ONG Associação Social de Prevenção Ocular (ASSPO) em Balsas foram atendidos mais de 800 pacientes.

Karine Tallita, coordenadora da ASSPO, destacou a surpresa da equipe quanto ao número de pessoas atendidas na triagem que superou as expectativas. Muitos pacientes apresentaram algumas patologias mais graves, como glaucoma, cataratas pterígio. Cerca de 80 pacientes serão encaminhados para a Secretaria de Saúde e irão aguardar a cirurgia. O município recebe cotas dessas cirurgias que serão destinadas a essas pessoas, que já têm pré-diagnóstico.

Também foram diagnosticadas outras patologias como astigmatismo, miopia e outras comuns da visão, em que a maioria são doenças hereditárias. Pacientes que têm histórico do problema na família. Cada paciente ouviu explicações do resultado da triagem e recebeu senha com dia e hora da consulta e/ou exames marcados.

O atendimento médico vai consistir em uma consulta com exame de pressão de olho (tonometria) e retinopatia diabética. “Há vários idosos que nunca mediram a pressão dos olho, por isso apresentam sintomas como: olhos doendo ou ardendo, o que é causado pelo problema da pressão. Essas pessoas serão diagnosticadas. Também teremos o exame da acuidade visual que prescreve o grau de cada lente que esse paciente vai usar. É fazer uma correção de vista através do uso de óculos. Teremos o receituário do grau e dos colírios/lubrificantes para as pessoas que desejarem. Muitas pessoas têm apenas o olho ressecado e precisam de lubrificante, fazendo o lacrimejo normal. Estes pacientes já estão saindo da triagem conscientes dessa necessidade”, ressaltou Tallita.

 A ONG ASSPO busca parcerias com laboratórios, no caso de Balsas, um laboratório de Teresina vai doar as armações, quantas for necessárias aos pacientes que adquirirem os óculos. “Com relação ao laboratório, para a confecção das lentes, estamos fechando parceria para oferecer lentes por um valor bem abaixo do preço de mercado. Lentes variadas e o paciente poderá fazer a opção melhor para ele. O objetivo da ONG não é apenas detectar o problema, mas também dá as condições de solução. Há pessoas que até conseguem o dinheiro para fazer a consulta, mas depois não têm dinheiro pra o comprar o óculos e/ou colírio. Assim o problema da visão se agrava. Na triagem em Balsas tivemos resultado muito positivo; uma boa aceitação por parte da população, que precisa de atendimentos como esses. Espero que em outras oportunidades a gente possa vir atender outras pessoas que não foram beneficiadas nesse mutirão”, finalizou Tallita.

Vereador Nelson Ferreira atendendo a população

O vereador Professor Nelson Ferreira, responsável pela organização do mutirão destacou o grande sucesso quanto aos atendimento na triagem. “A ação me foi proposta pela Ong ASSPO e a levei par ao presidente e demais vereadores. Todos se mobilizaram com muito esforço. A imprensa contribuiu divulgando e o público compareceu. São muitas pessoas com problemas de visão. Problemas graves que requer cirurgias e estas pessoas provavelmente não teriam como pagar uma consulta e o tratamento. Graças a esta ação, o problema foi diagnosticado. Pudemos perceber nesse mutirão o tamanho da carência da nossa população com relação a saúde da visão. Falta acesso a esse tratamento; mas graças a Deus, através desse parceria, estamos proporcionando para as pessoas que estão agradecidas. Como vereador, me sinto agradecido à equipe que veio. Pessoas muito qualificadas, treinadas. Comprovamos um atendimento humanizado, uma equipe empenhada, trabalhando direto e até a noite, tudo para atender bem a nossa população e não deixar nenhuma pessoas se esse atendimento. Quero agradecer a todas as pessoas que contribuíram para a realização desse brilhante trabalho”.  

As consultas acontecerão sábado, dia 1º de dezembro e a ASSPO anunciou que terá 5 oftalmologistas. Caso não consigam atender a todos o atendimento será prorrogado para o domingo, dia 2. As pessoas que precisaram fazer a consulta, mas que não tiveram a oportunidade de fazer a triagem, poderão ir até a Câmara, levando o documento de identidade o cartão do SUS e comprovante de endereço pra que sejam atendidos. O objetivo do mutirão e atender a todas as pessoas que procurarem, exatamente como foi na triagem. Terá uma equipe responsável pela triagem e o encaminhamento para a consulta.

O Maranhão se informa aqui

Vereadores e comissão da UFMA se reúnem para planejar audiência pública em prol da conclusão da obra do Campus Balsas

Lei que altera planta de imóveis para cálculo do IPTU é sancionada em Balsas

Confira fotos do final da triagem

 

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo