Coluna socialColunasManchete

Balsas comemora 25 anos de implantação do campus da UEMA  

O campus Balsas da UEMA realizou, na noite desta sexta-feira, 31 de maio, solenidade comemorativa aos 25 anos da sua implantação na cidade. O evento reuniu alunos, professores, ex-alunos, autoridades e população em geral.

A professora Terezinha Maia, com 23 anos de casa foi a responsável por contar a história da implantação do Centro de Estudos Superiores de Balsas (CESBA), vinculados a Universidade Estadual do Maranhão. Em seu discurso disse que a UEMA é o sonho de um povo em ter uma universidade que permitisse aos jovens da região que não tinham condições de estudar em centros mais avançados, obter uma formação de nível superior.

“A professora Maria do Socorro Coelho Cabral, ao lado de lideranças locais foram fundamentais para esse sonho se tornasse realidade. Em 1994 a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, determinou criação do Cesba – Uema Campus/Balsas. As atividades se iniciaram em 1995 com o Programa de Capacitação de Docentes (PROCAD) com quatro turmas; duas de Licenciatura em Letras e duas de Licenciatura em Matemática. Em 1996 houve o primeiro vestibular para o curso regular, quando foram aprovados 7 candidatos para o curso de Letras e 3 para o curso de Matemática. No mesmo ano, um grupo de professores iniciou um cursinho pré-vestibular para preparar os candidatos para o vestibular visando aumentar os números de aprovados. Em 2005 houve um destaque que foi implantação dos cursos de Agronomia e Enfermagem. Atualmente a grande maioria dos professores que atuam nas redes públicas e privada de ensino que são egressos da UEMA Campus/Balsas”.

Atualmente, o Campus conta com 260 alunos matriculados em cursos na modalidade a distância (EAD), 580 na modalidade presencial, 39 fazem mestrado, 32 no Programa Universidade Aberta Intergeracional (UNABI).

Professor Luciano, prof. Terezinha, Celso Henrique e pro. Gustavo.

O diretor do Campus, professor Luciano Façanha Marques prestou uma homenagem aos docentes que são ex-alunos do campus e destacou a evolução nos serviços voltados para educação; prezando pela qualidade, respeito e ética. Visando ampliar a oferta de cursos, vagas e oportunidades, sempre com foco no espirito coletivo para continuar avançando. “Criamos os laboratórios, projetos de extensão e pesquisas, ofertamos bolsas para alunos em uma universidade pública e gratuita e de qualidade, tornando a UEMA, a Universidade do Maranhão e de todos os maranhenses”, definiu.

Gustavo Pereira da Costa, Reitor da UEMA, destacou a celebração dos 25 anos do campus Balsas. “Um povo que traz consigo uma herança cultural, artística de grande legado literário. E, soma-se a isso, o momento em que Balsas é reconhecida como polo agrícola. A Uema vem nesses 25 anos contribuindo para a formação de profissionais; geração de conhecimento através de projetos de extensão e pesquisas para os diversos setores dessa região. Parabenizamos os professores, pioneiros, os alunos e ex-alunos e também reafirmamos o compromisso da UEMA de continuar seus investimentos em Balsas. Por acreditar na universidade pública, gratuita e de qualidade que estamos aqui reafirmando esses laços afetivos que liga a UEMA com o povo balsense e a responsabilidade social de interferimos positivamente na vida das pessoas que aqui moram e trabalham, melhorando as condições dignas de existência ampliando as oportunidades. Celebramos a memória, a história, com olhar para o passado e emoção no presente que nos faz olhar com coragem para o futuro.

Representando o prefeito municipal, Celso Henrique Borgneth, vice-prefeito, destacou o pioneirismo da UEMA na educação superior de Balsas, enalteceu os 25 anos de história, formando profissionais que estão construindo o sul do Maranhão.

O Maranhão se informa aqui

Agência do Sine/Balsas se destaca no encaminhamentos para emprego no mês de maio

Público presente a solenidade de comemoração dos 25 anos da Uema Campus/Balsas – Foto Emanuel Lemos

Pioneira na formação de nível superior na região, atualmente a UEMA tem quase mil alunos em cursos de graduações e pós-graduações. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo