DestaquesEducaçãoVídeos

Unibalsas realiza workshop sobre o potencial da Justiça Restaurativa na comunidade acadêmica 

Foi realizado nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, o I Workshop sobre Práticas Restaurativas, promovido pela Unibalsas em parceria com o poder judiciário do Maranhão. O objetivo é implantar o Centro de Justiça Restaurativa na Unibalsas

O Workshop teve a participação de acadêmicos dos cursos de direito e de psicologia, que serão os responsáveis de levar para a prática, junto com o Tribunal de Justiça do Maranhão, através do Fórum de Balsas. O Workshop vem trazer o potencial da justiça restaurativa para fins formativos. 

A dinâmica da Justiça Restaurativa não se restringe a fins jurídicos, a educação superior, mas a todo e qualquer lugar onde aconteçam processos formativos. 

Segundo o juiz, Dr. Douglas Lima, a justiça restaurativa é uma forma de se aplicar a justiça que vai além do conflito; ou seja, no conflito se olha uma lógica de alguém que cometeu um delito, a lógica daquele que vai ser punido em virtude do ato delituoso. 

“Na justiça restaurativa se convida para um olhar além da punição, para uma auto responsabilização, mas se vai definir normas, valores e condutas, para que a pessoa possa mudar e não mais cometer aquele fato anterior que deu origem ao conflito. Os acadêmicos de hoje serão os profissionais de breve e esses profissionais precisam ter uma formação humanística voltada para a restauração das soluções e das questões humanas”, disse o magistrado. 

O Reitor da Unibalsas, Renan Honaiser, destacou  a honra de realizar o workshop, pois entende que frutos foram colhidos através do conhecimento. 

“No mundo atual em que existem muitas pessoas; e as relações cada vez mais fragilizadas, percebemos que a importância da justiça restaurativa é essencial para diminuir conflitos, melhorar o entendimento um do outro. Para a Unibalsas é um grande orgulho fazer parte do processo. O Tribunal de Justiça do Maranhão nos procurou e nos sentimos orgulhosos em contribuir também dessa forma para a sociedade”, finalizou Renan Honaiser. 

Atualmente na Unibalsas já funciona o Centro de Conciliação, o Centro de Atenção à Vítima e agora terá o Centro de Justiça Restaurativa, que é uma forma diferente de fazer justiça. 

O Maranhão se informa aqui – Em 1 ano de mandato, Márcio Honaiser destina R$ 4,5 milhões para a saúde de Balsas

O Workshop teve a participação de acadêmicos dos cursos de direito e de psicologia, que serão os responsáveis de levar para a prática, junto com o Fórum de Balsas. #OMaranhaoSeInformaAqui 

Com informações da TV Capital, canal 8.1 – Balsas/MA.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo