DestaquesPolítica

Prefeito participa de solenidade de inauguração do Campus Balsas e obras da UFMA 

Nesta segunda-feira, 27 de novembro, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) celebrou um marco significativo em sua trajetória educacional, com a inauguração de quatro relevantes obras pelo Ministro da Educação, Camilo Santana. O Ministério da Educação entregou o prédio da Biblioteca Central, o Prédio Acadêmico da Enfermagem, o Centro de Ciências de Balsas e dois novos setores do Hospital Universitário (HU-UFMA). Na ocasião, o Ministro também empossou o novo reitor da UFMA, Fernando Carvalho Silva.

O evento foi um momento de comemoração e reconhecimento do esforço conjunto para a concretização desses projetos, que têm um impacto direto na experiência de toda a comunidade acadêmica da UFMA. 

O prefeito de Balsas, Dr. Erik Silva, acompanhado da deputada estadual Dra. Vivianne Coelho e da diretora do Campus Balsas da UFMA, participaram da solenidade realizada no Centro de Convenções da UFMA em São Luís, marcada pelo descerramento das placas de inauguração. 

A inauguração do Centro de Ciências de Balsas simboliza os dez anos de atividade de excelência realizada no município e na região. “Essa inauguração é um momento muito simbólico para nós, de Balsas. Já funcionamos na nossa sede há três anos, mas essa inauguração de fato nos ajuda a consolidar o que a UFMA Câmpus de Balsas vem fazendo, que é o ensino, a pesquisa e a extensão nos últimos dez anos”, salientou a Diretora do CCBL, Gisélia Brito.

O prefeito de Balsas, Dr Erik Silva destacou que o evento marca o Campus Balsas da UFMA, preparado para receber novos investimentos. “Tive a oportunidade de conversar com o ministro Camilo Santana e pedir mais investimento e aprovação de novos cursos para o Campus Balsas da UFMA, estamos esperançosos que depois dessa inauguração oficial, mais investimentos chegue e com ele avanços para nossa cidade”, destacou. 

Inaugurações em São Luís

A Biblioteca Central é uma das obras mais importantes da Universidade. Sua modernização representa um passo significativo para o acesso à informação e ao conhecimento, oferecendo um acervo atualizado e sistemas tecnológicos que facilitam o estudo e a pesquisa. Além de servir de espaço para atividades culturais, conta com cerca de 8.400 metros quadrados de área construída e vai atender a toda a comunidade universitária, em espaços modernos e atualizados. A nova biblioteca oferece dez salas de estudos em grupo, um laboratório de informática, uma sala de multimídia, duas salas de acessibilidade, duas salas com cabines individuais e um miniauditório.

 Já o Prédio de Enfermagem beneficiará mais de seiscentos alunos e envolve mais de quarenta docentes. Atende especialmente a alunos de graduação e pós-graduação em enfermagem. É uma obra de 3,6 mil metros quadrados, com dois andares e instalações modernas. Conta com onze salas de aula no térreo, biblioteca, ambulatório, área de vivência, refeitório e sanitários. O piso superior conta com cerca de dezoito laboratórios, sala de reunião, duas salas de pós-graduação, setor administrativo, sanitários e vestiários.

A inauguração dessas obras marca um capítulo significativo na história da instituição, trazendo consigo a promessa de um ambiente acadêmico mais estimulante, propício à pesquisa, ao ensino de qualidade e à formação integral dos estudantes.

O Maranhão se informa aqui – Projeto vai capacitar pequenos produtores em Balsas e sul do Maranhão

Foram investidos R$ 36 milhões nas obras da Biblioteca Central, Prédio de Enfermagem, salas do Hospital Universitário e Câmpus de Balsas. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo