ColunasDestaquesManchete

UFMA inaugura campus de Balsas e obras no campus de São Luís, dia  27 com a presença do Ministro da Educação

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) inaugura, nessa segunda-feira, 27, quatro importantes obras: a Biblioteca Central, o Prédio de Enfermagem, o Câmpus de Balsas e as salas da Unidade Materno Infantil do Hospital Universitário (HU-UFMA). A cerimônia de inauguração contará com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana.

O primeiro evento ocorrerá na Unidade Materno-Infantil do HU-UFMA, com início às 13h, seguido pelas demais inaugurações no Centro de Convenções da UFMA, no Câmpus São Luís.

A presença do Ministro destaca o compromisso do governo com o fortalecimento do ensino superior e o desenvolvimento educacional no país. As obras representam um significativo investimento na infraestrutura educacional, incluindo a construção de modernos laboratórios, salas de aula, bibliotecas ampliadas e espaços de convivência. Essas melhorias visam proporcionar um ambiente propício para o aprendizado, a pesquisa e a inovação, fundamentais para o progresso acadêmico e científico.

Câmpus de Balsas – Formalizado na primeira fase de interiorização da UFMA, possui dez salas de aula, dois auditórios, doze salas laboratoriais e uma biblioteca. Com foco no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), oferece formação nas engenharias Ambiental, Civil e Elétrica, contribuindo para as demandas do sul maranhense. O CCBL já formou mais de duzentos alunos em uma década, contando com um corpo docente de quarenta professores.

Biblioteca Central – Com cerca de 8.400 metros quadrados de área construída, vai atender toda a comunidade universitária com espaços modernos e atualizados. Com mais de 198 mil empréstimos anuais, um acervo de aproximadamente 360 mil exemplares e um fluxo de mais de 310 mil pessoas por ano, a biblioteca oferece 10 salas de estudos em grupo, 1 laboratório de informática, 1 sala de multimídia, 2 salas de acessibilidade, 2 salas com cabines individuais e um miniauditório. O investimento total foi de R$ 20.529.364,01.

Prédio de Enfermagem – O Prédio de Enfermagem é uma obra de 3.200 metros quadrados. Possui dois andares e instalações modernas. Atendendo especialmente a alunos de graduação e pós-graduação em enfermagem, oferece 11 salas de aula no térreo, biblioteca, ambulatório, área de vivência, refeitório e sanitários. O piso superior conta com cerca de 18 laboratórios, sala de reunião, duas salas de pós-graduação, setor administrativo, sanitários e vestiários. O prédio beneficiará mais de 600 alunos e envolve mais de 40 docentes. 

Hospital Universitário (HU-UFMA) – O HU-UFMA possui duas unidades: Presidente Dutra e Materno Infantil. Serão inauguradas salas do Materno Infantil, incluindo enfermarias cardiovasculares, neuro-ortopedia, sala de diagnóstico por imagem e UTI neonatal. As unidades Presidente Dutra e Materno Infantil do HU desempenham um papel crucial no desenvolvimento social e econômico.

 A participação do Ministro da Educação na inauguração simboliza o reconhecimento do papel essencial das instituições de ensino superior no desenvolvimento do país.

O Maranhão se informa aqui – Cachoeiras pouco conhecidas em Fortaleza dos Nogueiras entram no roteiro de agências de viagens

Além da inauguração do Campus Balsas, serão inauguradas a Biblioteca Central, o Prédio de Enfermagem e salas do Hospital Universitário – Materno Infantil. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo