DestaquesVídeos

Falha em Imperatriz causou apagão que deixou brasileiros sem energia, diz CNN

Dois problemas diferentes derrubaram o fornecimento de energia no Norte/Nordeste e no Sudeste/Centro-Oeste na manhã desta terça-feira (15), segundo técnicos do setor elétrico citados pela CNN Brasil.

“Tudo começou com uma falha na interligação da rede de transmissão entre essas duas regiões, em um circuito de 500 kV perto de Imperatriz, no Maranhão. Essa ocorrência dividiu, na prática, o país ao meio. Naquele momento, às 8h31, o Norte/Nordeste enviava grandes quantidades de energia para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste”, diz a publicação.

Sistema elétrico nacional perdeu 25,9% da energia em 10 minutos

O apagão começou a ser registrado nos sistemas do ONS exatamente às 8h31 no horário de Brasília – quando é interrompido o tradicional aumento da carga do sistema elétrico. Em dez minutos, a carga do sistema elétrico brasileiro caiu 25,9%.

Dados que mede o SIN do ONS mostram que o Brasil registrava 73.484,7 MW às 8h30 no horário de Brasília em trajetória de alta – exatamente como acontece todas as manhãs. Mas, no minuto seguinte, às 8h31, a carga do sistema cai repentinamente cerca de 7%.

A perda de carga continua nos minutos seguintes até às 8h40, quando o sistema registra a menor carga do dia, de 54.383,7 MW.

Os dados do SIN mostram que houve, em dez minutos, perda de carga de mais de um quarto da energia do sistema. A partir das 8h41, a carga volta a subir gradativamente. Por volta das 11h, a energia começou a ser restabelecida em algumas regiões.

O Maranhão se informa aqui – Unidades do Registro Civil em hospitais facilitam acesso a certidão de nascimento no MA

Tudo começou com uma falha na interligação da rede de transmissão entre essas duas regiões, em um circuito de 500 kV perto de Imperatriz, no Maranhão. #OMaranhaoSeInformaAqui

Com informações da CNN

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo