DestaquesPolítica

Policiais Civis de Balsas aderem à manifestação que pode virar greve

O titular da 11ª primeira Delegacia Regional de Polícia Civil, Dr Fagno Vieira, em entrevista à jornalista Juliana Lopes, da TV Difusora Balsas, falou do movimento capitaneado pelo Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão (Sinpol) que na manhã desta sexta-feira (07) se uniu em protesto contra uma suposta procrastinação do Estado. Os policiais estariam há 8 anos sem receber qualquer ajuste salarial, e a manifestação foi o meio encontrado para mostrar o descontentamento da classe.

Na regional de Balsas, 29 agentes da polícia civil, atendem 13 municípios e uma população de cerca de 230 mil pessoas. De acordo com o delegado na 11ª Delegacia, os serviços essenciais serão mantidos com equipes de plantão.

Segundo o Sinpol, sem estrutura nas delegacias, os policiais civis do Maranhão fazem até mais das suas atribuições, devido ao efetivo que hoje tem um número de policiais civis atualmente menor do que em 2014 e evidencia grave crise na Segurança Pública do estado.

Além de todas essas questões, a categoria está questionando a postura do governo diante das reivindicações. A categoria apresentou uma proposta de reestruturação ao governo do estado em janeiro deste ano, buscando melhorias nas condições de remuneração.

Embora a responsabilidade recaia sobre o governador Brandão, é ressaltado que essa situação foi uma herança deixada pelo ex-governador Flávio Dino, que negligenciou a Polícia Civil por oito anos. Agora, é esperado que o atual governador corrija as injustiças salariais e invista em infraestrutura, incluindo viaturas e prédios adequados.

Diante da estagnação das negociações, foi realizada uma manifestação da categoria na manhã desta sexta-feira, 7 de julho, em São Luís e 20 delegacias regionais em todo o estado. O objetivo do protesto é conscientizar o governo sobre as demandas da categoria e impedir o que os policiais consideram uma progressiva negligência do poder público.

Caso não haja uma resposta satisfatória por parte do governo, medidas mais drásticas podem ser tomadas, incluindo paralisações de advertência de 24 horas e até uma possível greve.  Segundo o presidente do Sinpol, Manoel Santos, a categoria não ficará em silêncio como em tempos passados e reafirmou que todos estão unidos na luta por seus direitos.

Matéria produzida e exibida pela TV Capital – Canal 8 – Balsas/MA

O Maranhão se informa aqui

Com o menor efetivo do Brasil e sem reajuste salarial há 8 anos, Polícia Civil do Maranhão realizou manifestação que pode virar greve. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo