AgronegócioDestaquesManchetePolítica

Vazio Sanitário da Soja será de 03 de julho à 30 de setembro no sul do Maranhão

Os produtores de soja dos municípios que integram a região produtora de Balsas, a partir de 03 de julho devem ficar atentos, pois começa o período do Vazio Sanitário da Soja. De acordo com a Portaria nº 781 que estabelece os períodos de vazio sanitário para cultura da soja, estabelece ações de caráter técnico-administrativo e medidas fitossanitárias obrigatórias visando à prevenção e ao controle da Ferrugem Asiática no sul do Estado do Maranhão.

O Vazio Sanitário terminará em 30 de setembro de cada ano calendário e a semeadura da próxima safra estará liberada a partir de 1º de outubro de 2022.

O vazio sanitário é o período contínuo, de no mínimo 90 dias, em que não pode plantar e nem manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento na área determinada. Essa medida fitossanitária é uma das mais importantes para o controle da ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. O objetivo é reduzir ao máximo possível o inóculo da doença, minimizando os impactos negativos durante a safra seguinte.

De acordo com Eugênio Pires, chefe da unidade regional da AGED em Balsas, os produtores devem fazer monitoramento, destruído as plantas verdes que brotam voluntariamente dos grãos que são deixados na palhada durante a colheita.

Agência Estadual de defesa agropecuária também orienta que as plantas de cobertura que são usadas para proteger o solo podem ser utilizadas normalmente desde que não sejam hospedeiras da ferrugem. No caso das coberturas vegetais a Aged deve ser comunicada. Se porventura uma cultura diferente daqui foi comunicado estiver na lavoura, ou se ela for planta hospedeira da ferrugem asiática, ela será sumariamente destruída e o proprietário poderá responderá processo administrativo que resultará em multas

O Maranhão se informa aqui – Prefeitura abre oficialmente o Verão Balsas, domingo (02) com shows na orla da Beira Rio

O vazio sanitário no sul do Maranhão, estabelece medidas fitossanitárias obrigatórias visando à prevenção e ao controle da Ferrugem Asiática na região. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo