DestaquesPolicial

Polícia recaptura no Maranhão mandante de chacina da família de agricultores em Baixa Grande do Ribeiro

Um homem identificado como Jhon Lennon dos Santos Abreu, suspeito de ser o mandante e um dos executores dos assassinatos de quatro agricultores na cidade de Baixa Grande do Ribeiro, no Piauí, foi preso pela segunda vez, na manhã deste domingo (2), em São Luís.

O crime aconteceu em abril deste ano, e Jhon Lennon já havia sido preso, no dia 4 de maio, no Distrito Federal. Porém, ele foi posto em liberdade pela Justiça no dia 3 de junho. Segundo o delegado Carlos Júnior, da Polícia Civil do Piauí, o suspeito foi solto devido à “falta de comunicação entre instituições”.

Jhon Lennon foi localizado por equipes policiais em um residencial em São Luís, e foi alvo de um cumprimento de mandado de prisão preventiva.

Sobre o crime

No dia 23 de abril de 2023, quatro pessoas foram mortas a tiros em uma casa na cidade de Baixa Grande do Ribeiro, no Piauí. As vítimas eram um pai e seus dois filhos, e mais um funcionário da família. De acordo com as primeiras informações, o crime teria sido motivado por uma vingança familiar.

Jhon Lennon teria encomendado o crime para vingar a morte do sogro, que morreu na propriedade das vítimas da chacina. O sogro de Lennon teria morrido de causas naturais, mas o suspeito acreditava que os donos da fazenda tinha alguma culpa pela morte dele.

As investigações apontaram uma rixa entre as vítimas e John Lennon devido a morte do funcionário da fazenda há um tempo atrás.

“O sogro de John Lennon foi há algum tempo atrás encontrado morto, possivelmente de causas naturais, na fazenda onde trabalhava. O caso na época causou revolta dos familiares pois alegam que houve negligência por parte dos empregadores”, explicou o delegado geral Luccy Keiko da Polícia Civil do Piauí.

John Lennon tem passagens pela Polícia acusado pelos crimes de homicídio e tráfico de drogas, segundo a Polícia Civil.

A chacina aconteceu num domingo, na casa onde as vítimas moravam, na zona urbana de Baixa Grande do Ribeiro. Na noite do dia 22 de abril, as vítimas realizaram uma festa com amigos e funcionários na casa.

Após a festa, o grupo foi dormir, mas horas depois foram acordados por homens armados que estavam com o coberto por camisetas. As vítimas foram rendidas e levadas até o terraço da casa, onde quatro deles foram assassinados a tiros. Duas pessoas conseguiram fugir, e acionaram a Polícia.

As quatro vítimas são agricultores naturais do Rio Grande do Sul e um operador de máquinas, funcionário da família, nascido em Balsas, no Maranhão:

  • O pai, Luiz Pedro Dalcin, de 61 anos, de Sobradinho, no Rio Grande do Sul
  • Luiz Antônio Dalcin, de 34 anos, filho de Luíz Pedro, de Arroio do Tigre (RS)
  • Gustavo Dalcin, de 36 anos, filho de Luíz Pedro, de Arroio do Tigre (RS)
  • Leonilton Sousa da Silva, de 33 anos, funcionário da família, de Balsas (MA)

Segundo o Instituto Médico Legal (IML), os criminosos utilizaram pelo menos uma arma de fogo de alta energia (fuzil ou similar) para cometer a chacina. Cerca de 14 projéteis foram disparados contra as vítimas.

O operador de máquinas Leonilton Sousa da Silva, de 33 anos, natural de Balsas, no Maranhão, foi atingido por oito disparos. As demais vítimas, os agricultores Luiz Pedro Dalcin e os dois filhos dele, Luíz Antônio Dalcin e Gustavo Dalcin, foram atingidos por dois a três disparos cada um.

O Maranhão se informa aqui

Jhon Lennon já havia sido preso, no dia 4 de maio, no Distrito Federal. Porém, ele foi posto em liberdade pela Justiça no dia 3 de junho. Agora foi preso pela segunda vez, na manhã deste domingo (2), em São Luís. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo