DestaquesPolítica

Maranhão já registrou mais de 7 mil focos de incêndio em 2022

O mês de setembro ainda está no início já soma mais de 400 focos de queimadas no Maranhão, que no ano de 2022 totaliza mais de 7.000 em todo o estado. Levando em consideração o período de janeiro a setembro deste ano o aumento no número de incêndios é de 4% em relação a 2021.

Os biomas com maior incidência de queimadas são o Cerrado com 860 focos registrados e a Amazônia com 2076, só para o mês de setembro.

Entre os estados do Brasil, o Maranhão aparece em quarto lugar entre aqueles que lideram os índices de queimadas atrás apenas do Mato Grosso, Pará e Amazonas.

Já entre as regiões os satélites do Inep indicam que o Norte é o campeão com 42.000 focos, seguida pela região Centro-Oeste que ultrapassou a marca de 21.000 queimadas registradas. Entre as cidades brasileiras a lideranças pertence a Altamira, no Pará, seguida por São Félix do Xingu, também no Pará, e a terceira posição ficou com o município de Apuí, no Amazonas.

As queimadas além de serem um grave problema ambiental, também contribuem para o aumento de doenças respiratórias como asma e bronquite, e ainda conjuntivite, irritação nos olhos e garganta, tosse, falta de ar, alergia na pele e desordens cardiovasculares.

Um estudo da Fiocruz e do WWF- Brasil constatou que queimadas na região da Amazônia foram responsáveis pelo aumento de internações hospitalares derivadas de problemas respiratórios nos últimos dez anos, custando aos cofres públicos quase 1 bilhão de reais.

O Maranhão se informa aqui – Incêndios ameaçaram um condomínio na zona urbana e uma granja na zona rural de Balsas

Os biomas com maior incidência de queimadas são o Cerrado com 860 focos registrados e a Amazônia com 2076, só para o mês de setembro. Dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INEP). #OMaranhaoSeInformaAqui

Fonte: O Imparcial

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo