ColunasDestaques

Centro de Hemodiálise de Balsas, iniciará atendimentos no dia do 103ª aniversário da cidade

Neste sábado 19 de março, foi inaugurado o Centro de Hemodiálise de Balsas/MA. O evento foi restrito a presença de autoridades políticas do município, do estado e imprensa.

A unidade tem capacidade para atender 60 pacientes, sendo 30 por dia, em três turnos, de segunda a sábado. O novo serviço conta com recepção, consultório, sala de triagem, direção, farmácia, posto de enfermagem, sala de armazenamento de concentrados, sala de implantação de cateter e emergência, sala de reprocessamento de dialisadores, além da sala de coordenação de enfermagem.

O Centro de Hemodiálise vai beneficiar, além da população de Balsas, os municípios como: Alto Parnaíba, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaíba, São Félix de Balsas, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso Alto Parnaíba e outras cidades.

O equipamento contará com equipe de profissionais como médico nefrologista, enfermeiro nefrologista, nutricionista, psicólogo, assistente social e técnico de Enfermagem.

Além do trabalho em Balsas, a SES, em parceria com as secretarias de Estado de Governo (Segov) e de Infraestrutura (Sinfra), segue com o projeto de expansão da rede estadual de saúde. A ampliação da rede de cuidados aos pacientes que precisam realizar o procedimento de hemodiálise segue sendo uma das prioridades na área da saúde. O próximo Centro de Hemodiálise será instalado em Presidente Dutra.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, disse que a o Centro de Hemodiálise é a realização de um sonho; uma dívida do governo com o sul do estado e que foi construído com a capacidade de expansão para aumentar o número de atendimentos.

Prefeito de Balsas, Erik Silva, destacou a importância dessa inauguração para a saúde de Balsas. Muitos balsenses precisam até mudar-se para outros centros para poder ter esse atendimento médico. O prefeito lembrou que o Centro de Hemodiálise começará as suas atividades exatamente no mesmo dia em que a cidade completa 103 anos de emancipação política e administrativa.

O deputado estadual licenciado e secretário da SEDES, Márcio Honaiser, que entusiasta e lutador pela implantação do centro, participou do evento de inauguração e destacou que essa é uma luta antiga de todos os balsenses e que teve um papel importante da classe politica para que esse sonho se tornar-se realidade.

O Maranhão se informa aqui – Márcio Honaiser destaca luta e agradece ao Governo do Estado por Centro de Hemodiálise

 A unidade tem capacidade para atender 60 pacientes, sendo 30 por dia, em três turnos, de segunda a sábado e vai beneficiar os municípios do sul do Maranhão. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo