DestaquesVídeos

Tiquira é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Maranhense

Bebida tradicional do Maranhão, a Tiquira agora é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Maranhão. O título foi entregue no sábado (2) durante o encerramento do II Festival Maranhense da Cachaça, Cultura & Sabores, em São Luís, ao governador Carlos Brandão.

O festival conta com vasta programação de negócios, capacitação, gastronomia, cultura, entretenimento e lazer. No festival, os produtores de cachaça do estado se reuniram no Multicenter Sebrae para exposição de alguns dos principais rótulos; permitindo não somente a valorização do produto local, mas também da cultura maranhense e dos métodos de produção utilizados.

“Essa feira é de extrema importância porque fortalece os pequenos e médios empresários, que são responsáveis pela maioria dos empregos gerados no estado. Por isso o Governo do Maranhão apoia a iniciativa para garantir o desenvolvimento da cadeia produtiva, gerando emprego e renda”, disse o governador Carlos Brandão.

Patrimônio Cultural Imaterial Maranhense

O ato de registro da Tiquira promove o reconhecimento da importância da bebida como bem cultural e sua valorização como Patrimônio Cultural Imaterial Maranhense; institui a salvaguarda pelo governo estadual, garantindo a viabilidade e continuidade da produção da cachaça.

O registro da Tiquira é pertinente porque a produção artesanal da bebida envolve saberes tradicionais artesanais únicos da população maranhense repassados de geração a geração que marcam a identidade cultural do estado.

Além disso, a titulação fortalece a cadeia produtiva da Tiquira, promovendo a proteção e preservação desses conhecimentos tradicionais.

Origem da Tiquira

A Tiquira tem origem indígena, a partir do cauim, um fermentado de mandioca. Com a chegada dos europeus ao Brasil, foram trazidas técnicas de destilação e o cauim se tornou tikira (líquido que goteja).

Sua produção se concentra em diversos municípios do estado, através de um processo artesanal, bastante primitivo, no qual a conversão do amido de mandioca em açúcares fermentescíveis é feita por bolores nativos que surgem sobre os beijus de massa de mandioca, onde as cepas são colhidas ao acaso.

A bebida, que pode ser encontrada tanto em mercados populares quanto em estabelecimentos mais refinados, atrai a curiosidade, sobretudo dos turistas pela sua cor roxa, além de ser conhecida pelo sabor forte por causa do alto teor alcoólico.

Aliás, o alto teor alcoólico da Tiquira deu até origem a algumas lendas maranhenses. Segundo uma delas, depois de tomar 4 doses não se deve tomar banho ou lavar os pés. Se fizer isso, a pessoa pode ter perda de memória não se recordando do que fez após o banho.

Independentemente de lendas, o fato é que a bebida é um dos produtos mais tradicionais do estado e gera renda para os pequenos produtores de mandioca nos municípios onde a bebida é fabricada.

O Maranhão se informa aqui – Inscrições para concurso da Câmara dos Deputados seguem abertas; salários de até R$ 34,8 mil

O título foi entregue no sábado (2) durante o encerramento do II Festival Maranhense da Cachaça, Cultura & Sabores, em São Luís, ao governador Carlos Brandão. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo