AgronegócioDestaquesManchete

Combate a ferrugem asiática: começa vazio sanitário da soja no sul do Maranhão

O vazio sanitário da soja no sul do Maranhão iniciou em 1 de agosto e se encerra em 30 de setembro. No período não pode haver plantas vivas de soja no campo, é proibido o cultivo da soja e do feijão que são plantas hospedeiras da ferrugem asiática, doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.  

A medida visa estabelecer medidas de caráter técnico e administrativa objetivando à prevenção, controle e erradicação do fungo causador da ferrugem-asiática durante a entressafra e assim considerando a importância socioeconômica da cultura da soja para o Estado do Maranhão.

Eugênio Pires, chefe da UR de Balsas, disse em entrevista ao jornalista Diego Costa, TV Capital – Canal 8 – Balsas/MA, que atualmente temos cerca de 700 mil hectares utilizadas para o plantio da soja. E, que após a colheita nascem plantas conhecidas como voluntárias (guaxas ou tigueras), que são as plantas de soja que germinam a partir de grãos desperdiçados na colheita. 

“A recomendação é que sejam destruídas passando uma grade ou pelo método química com a utilização de herbicidas. O vazio sanitário foi criado para evitar a proliferação do fungo entre as safras e chegou no Maranhão no ano de 2006, ano em que foram registrados 172 focos. Atualmente a praga está controlada, caiu para uma média de 6 focos por ano. Uma consequência direta da quebra do ciclo que ocorre no vazio sanitário e atinge plantas como a soja e o feijão”, disse.

Durante o período existem as excessões em que se pode ter plantas vivas no campo; são os casos do agricultor que tem sistema de irrigação. Ele deve comparecer ao escritório da AGED e solicitar através de requerimento autorização para o cultivo durante o vazio sanitário. Para o agricultor que cultiva culturas não hospedeiras, como milho e melancia. Ele deve comparecer ao escritório da AGED e comunicar o cultivo. E, ainda nos casos do cultivo para pesquisas que esse ano está limitada a área de no máximo 25 hectares.

O Maranhão se informa aqui – Aged realiza fiscalização a lavouras de soja no sul do Maranhão

É proibido o cultivo da soja e do feijão que são plantas hospedeiras da ferrugem asiática, doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo