AgronegócioManchete

Com uma notificação e uma autuação chega ao fim o vazio sanitário no Maranhão

O vazio sanitário na região produtiva 1 do Maranhão que compreende as regionais de Balsas, Imperatriz, Açailândia, Barra do Corda e São João dos Patos,  que encerra nesta quarta-feira, 30 de setembro, registrou uma notificação de uma propriedade no município de Tasso Fragoso, devido a soja voluntária (germinação do grão desperdiçado durante a colheita) e uma autuação em uma propriedade do município de Riachão; no caso um agricultor que comunicou a AGED que utilizaria uma cultura não hospedeira e plantou outra cultura. 

No período que teve início em 01 de agosto, não pôde haver plantas vivas de soja no campo, sendo proibido o cultivo da soja e do feijão que são plantas hospedeiras da ferrugem asiática, doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. E a medida visa estabelecer medidas de caráter técnico e administrativa objetivando à prevenção, controle e erradicação do fungo causador da ferrugem-asiática durante a entressafra e assim considerando a importância socioeconômica da cultura da soja para o Estado do Maranhão.

A medida também reduz o número de aplicações de fungicidas, desacelera o processo de resistência do patógeno aos agroquímicos, impactando no custo de produção e na redução da produtividade da soja. 

Assista o vídeo da matéria exibida na TV Capital – Canal 8, Balsas/MA.

O Maranhão se informa aqui – Combate a ferrugem asiática: começa vazio sanitário da soja no sul do Maranhão

O vazio sanitário compreende as regionais de Balsas, Imperatriz, Açailândia, Barra do Corda e São João dos Patos e visa à prevenção, controle e erradicação do fungo causador da ferrugem-asiática durante a entressafra #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo