ColunasDestaques

Academias de Balsas reclamam das restrições no dia em que foi flexibilizada abertura no Maranhão

Após três meses fechadas em virtude das medidas de segurança de combate ao novo coronavírus (Covid-19), as academias de ginásticas e escolinhas de esporte estão se preparando para retomar o expediente nesta segunda-feira (22).

Na cidade de Balsas, proprietários de academias e profissionais de educação fisica reclamam do decreto municipal que tem validade até 30 de junho. 

“Já se passaram mais de 90 dias de pandemia e o setor tem cumprido rigorosamente as determinações das autoridade. Abertura está acontecendo de forma gradativa e responsável, mas em algumas cidades como Balsas, existem algumas restrições que engessam o setor impossibilitando o funcionamento de forma que esse segmento possa se reerguer. A reabertura é possível, viável, os profissionais de educação física estão consciente para desenvolver o trabalho sem colocar em risco a saúde das pessoas. Precisamos voltar com as condições adequadas, nos reerguer e impedir que muitas academias fechem suas portas definitivamente”, destacou Alex Manf, proprietário de Academia.

Com relação ao estado, o governo estabeleceu restrições para a volta. Veja, abaixo, as regras que os estabelecimentos terão que seguir para permanecerem de portas abertas:

  • As regras devem estar visíveis em cartazes para os usuários.
  • Todos precisam entrar e circular na academia de máscaras. Os alunos só podem retirá-las quando estiverem em sua área delimitada durante o exercício físico, distante ao menos dois metros de outras pessoas.
  • É preciso delimitar com uma fita esse espaço em que cada usuário deve se exercitar – tanto nas áreas de peso livre quanto nas salas coletivas. A distância de dois metros é obrigatória.
  • Os orientadores, professores e personal trainers precisam ficar de máscara durante todo o tempo de atendimento.
  • Há um limite de ocupação: uma pessoa para cada quatro metros quadrados. Ou seja, se a academia tem 40 metros quadrados, só podem estar ao mesmo tempo 10 pessoas dentro dela, incluindo usuários e funcionários.
  • Apenas 50% dos aparelhos de cárdio (esteiras, por exemplo) podem ser usado, para que haja espaço entre um e outro.
  • Não pode haver aglomeração em nenhum lugar, nem na entrada. É recomendável adotar sistemas de agendamento online para acesso à academia.

Triagem

  • As academias também devem fazer uma triagem para identificar sintomas antes das pessoas entrarem no ambiente. Isso poderá ser feito por meio de questionário. Quem tiver sintomas não pode entrar.
  • Devem-se criar horários específicos e exclusivos para idosos (60 anos ou mais) e adultos dos grupos de risco.

Piscinas

  • O uso das piscinas das academias exige também uma série de regras, incluindo deixar próximos a elas frascos de álcool em gel para serem usados antes dos clientes tocarem as escadas ou bordas.
  • É preciso usar chinelos em volta da piscina e deve haver suportes individuais para as toalhas.
  • Após o término de cada aula, é obrigatório higienizar as escadas, balizas e bordas da piscina.
  • As áreas em que não puder haver distanciamento social – como banheiras e saunas – devem ser fechadas.

Artes marciais e atividades coletivas

  • Nas aulas coletivas ou de artes marciais, é obrigatório o uso de chinelos ou calçados. Apenas metade das áreas do tatame ou do salão deve ser usada, para permitir distanciamento de dois metros entre as pessoas.
  • Deve haver pausa de pelo menos 30 minutos entre uma aula e outra para desinfetar o ambiente.
  • É proibido qualquer contato físico. Os praticantes terão que realizar treinos físicos e técnicos individualmente.
  • Os esportes coletivos, assim como as atividades de lutas, dança, esportes de combate ou similares, devem ser realizados com metodologias e dinâmicas que não proporcionem contato físico.

O Maranhão se informa aqui – Novo decreto da prefeitura endurece regras sanitárias para circulação em Balsas

Conheça as regras para reabertura das academias no Maranhão. Em Balsas acontecerá após 30 de junho. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo