ColunasDestaques

Ministério Público e Judiciário doam drone para o 4º Batalhão da PM em Balsas

Na manhã desta quinta-feira (16), foi realizado a doação de um drone da marca Mavic 2, equipado com câmera 4K, sensores de visão, autonomia de 3 horas de voo e 3 baterias, para o 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) em Balsas/MA.

Segundo o Dr. Antônio Lisboa de Castro Viana Júnior, promotor de justiça em Balsas, o equipamento é fruto de acordo feito Ministério Público do Trabalho – MPT com o Ministério Público Estadual e Judiciário de Balsas que solicitaram a doação. “Equipamento de última geração, que chegou em boa hora para auxiliar e otimizar o serviço da Polícia Militar durante os processos de apuração, prévia de crimes, levantamentos, e outros para coibir as práticas criminosas”.

O Ministério Público Estadual e o Poder Judiciário realizam acordos de não persecução penal em Balsas desde 2018, quando saiu a resolução do Conselho Nacional do Ministério Público autorizando os acordos. “São para crimes cometidos sem violência ou grave ameaça, que abre a possibilidade de um acordo onde o investigado é punido com multa. Objetivo é dá uma resposta mais rápida a sociedade, punir o criminoso e retribuir a sociedade pelo crime cometido. Só agora em dezembro realizamos mais de 30 acordos de não persecução penal, e já destinamos vários equipamentos para instituições como: o Pelotão Mirim, Casa das Marias, Polícia Militar e Delegacia de Polícia. A comarca de Balsas é a única no Maranhão que vem fazendo regularmente esses acordos e vamos continuar fazendo pois a partir de janeiro entrou em vigor a lei autorizando”, finalizou o promotor.

O Major Gilberto Brito Coelho, comandante do 4º BPM ressaltou a parceria com o MPE e Judiciário que já rendeu a doação de uma viatura para a Patrulha Maria da Penha. “Agora recebemos um drone de última geração. Será de suma importância para utilização no serviço policial militar, em grandes eventos, como: o carnaval, Verão Balsas, festas, manifestações, reintegração de posse, mapeamento, levantamento e execução. Nas operações de diligências de assalto a bancos e outros, no intuito de combater fugas na zona urbana ou rural”.

O 4º BPM é o primeiro no estado a dispor do equipamento que segundo pesquisas de mercado é o mais adequado para operações da policiais. O uso já iniciou na tarde desta quinta-feira em um mapeamento para uma operação policial.

O Maranhão se informa aqui

Patrulha Maria da Penha é implantada em Balsas/MA

Drone da marca Mavic 2, equipado com câmera 4K, sensores de visão, autonomia de 3 horas de voo e 3 baterias. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo