ColunasDestaques

Encontro Agropecuário reúne produtores rurais de Riachão e região

Na manhã deste domingo (15) aconteceu um encontro agropecuário reunindo produtores rurais de Riachão, Balsas, Carolina, Feira Nova e Nova Colinas na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Riachão/MA que foi responsável pela organização do evento em parceria com o Sebrae.

O encontro contou com a presença da classe produtora, de instituições como Aged, Senar, Unibalsas, Fapcen, sindicatos, associações parceiros dos produtores, além do deputado estadual Márcio Honaiser, presidente do Sebrae, Raimundo Coelho, superintende do Senar Antônio Figueiredo.

Na programação, um espaço foi aberto para que os produtores pudessem expor os problemas. Foram apresentadas questões de melhorias da produtividade, gerenciamento dos negócios, infraestruturas como melhorias e expansão da rede de distribuição de energia elétrica, melhorias nas estradas vicinais para escoar a produção e outros.

O deputado licenciado Márcio Honaiser destacou a parceria do governo com a Equatorial (Antiga Cemar) na tarifa social de energia elétrica e o plano desenvolvimento para levar energia elétrica para a zona rural. Destacou a assistência técnica e gerencial ofertada pelo governo do estado aos pequenos produtores e disponibilizou uma Engenheira de Pesca para prestar assistência técnica aos piscicultores de Riachão e região. Firmou compromisso com a perfuração de um poço artesiano de alta profundidade em Riachão e a distribuição de kits de irrigação para os pequenos produtores. “Vamos atuar com representante do sul do Maranhão e do setor agro para ajudar na melhoria das estradas vicinais, na aquisição de patrulhas agrícolas para atender aos agricultores”.   

André Veras, gerente da Unidade Regional do Sebrae – Balsas/MA, classificou o evento como muito positivo. “Um momento em que a classe produtora teve uma oportunidade de apresentar aos órgão públicos e privados as suas reivindicações e sugestões sobre o que pode ser feito para fortalecer o setor agronegócio ainda mais na região. O Sebrae juntamente com o Senar se compromete a continuar o acompanhamento técnico e gerencial aos pequenos negócios nas cadeias produtivas da produção de leite, da piscicultura, da hortifruticultura, turismo, importantes na melhoria da qualidade de vida do homem do campo”.  

Raimundo Coelho Sousa, presidente da Faema e do Sebrae, ressaltou a importância da classe produtora se organizar cada vez mais através do Sindicato do Produtor Rural e está buscando as soluções dos problemas que são muitos da porteira da propriedade pra dentro e da porteira pra fora. “De tudo que foi pedido o Sebrae está aqui para fazer essa articulação entre as instituições, fazer os encaminhamentos devidos e buscar uma resposta que seja traduzida em desenvolvimento e ajuda ao produtor”.

No final do encontro foram entregues certificados de cursos técnicos realizados pelo Senar nas áreas de piscicultura e horticultura folhosa.

O Maranhão se informa aqui

Polícia cumpre mandado de prisão a suspeito de estupro a criança em Carolina/MA

O Encontro reuniu produtores rurais de Riachão, Balsas, Carolina, Feira Nova e Nova Colinas. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo