DestaquesPolítica

Investimentos do Governo em assistência materno-infantil alcançam resultados positivos no Maranhão

A Planificação da Atenção à Saúde realizada nas regionais pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Ministério da Saúde, Hospital Albert Einstein e prefeituras municipais, associada a outras ações do Governo do Estado, tem mudado a realidade dos municípios maranhenses. O trabalho tem possibilitado, por exemplo, o acompanhamento de mais de 70% das gestantes de Colinas e de outras cidades maranhenses. Neste ano, 60 gestantes já estão em acompanhamento na Regional de Saúde de São João dos Patos, formada por quinze municípios.

Nessa região, a planificação teve início pela cidade de Colinas, onde funciona a Maternidade Humberto Coutinho, que oferece Ambulatório Especializado Materno e Infantil com acompanhamento para gestantes de alto risco, o que reduziu a mortalidade materna e infantil na região.

De acordo com a diretora geral da Maternidade Humberto Coutinho, Maria de Lurdes Lopes, no Ambulatório Especializado Materno e Infantil Humberto Coutinho atende-se todas as gestantes de alto risco identificadas na atenção primária e que são encaminhadas para o cuidado com a atenção especializada.

“O ambulatório iniciou o funcionamento em 2020 e fechou o ano de 2021 com 400 gestantes em acompanhamento, o que corresponde a 73,39% das gestantes de alto risco da região. São 400 gestantes que puderam ser acompanhadas na sua região e que, antes da existência do ambulatório, elas teriam que se deslocar para acompanhamento na MACMA, em São Luís”, comenta a diretora Maria de Lurdes Lopes.

“Para mim é gratificante poder falar do acompanhamento que eu recebo aqui na minha própria cidade sem precisar me deslocar para outros municípios. Ter esse acompanhamento com médico obstetra, fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista, que no meu caso é essencial por conta do diabetes, é muito importante. Estou sendo muito bem acompanhada por toda a equipe do pré-natal e só tenho a agradecer”, comenta Dayane Silva, de 34 anos, moradora de Colinas, que está com 37 semanas de gravidez, sendo acompanhada pelo ambulatório de alto risco por conta de diabetes gestacional, hipotireoidismo e fator Rh negativo.

Planificação

O processo de planificação consiste em trabalhar a qualificação da atenção à saúde da população, através, principalmente, da organização dos processos de trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS), na Atenção Especializada (AE) e Hospitalar.

Nos últimos anos, foram planificadas as Regionais de Saúde de Caxias, Timon, São João dos Patos, Presidente Dutra e Barra do Corda. As duas últimas iniciaram pela atenção ambulatorial especializada, além do município de Balsas, processo que, segundo a coordenadora estadual da Planificação da Atenção à Saúde no Maranhão, Ana Carolina Fernandes, demanda uma contínua organização de redes de saúde.

“Nessa organização, começamos pela Atenção Primária, que tem a característica de ser ordenadora e coordenadora das redes de atenção à saúde, sendo capaz de atender de 80% a 95% dos problemas que demandam dos cuidados primários. Reduzindo a demanda nos outros pontos de atenção secundários e terciários, atendendo as pessoas no tempo certo, na qualidade certa, com a atenção certa, contribuindo para a redução dos índices de mortalidade materno e infantil”, explica Ana Carolina Fernandes.

O Maranhão se informa aqui – Projeto Balsas Catarata Zero, inicia mutirão para realização de 250 cirurgias

O processo de planificação consiste em trabalhar a qualificação da atenção à saúde da população, através, principalmente, da organização dos processos de trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS), na Atenção Especializada (AE) e Hospitalar. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo