ColunasDestaquesManchete

Campanha prioriza acesso a prevenção ao câncer de próstata em Balsas

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Arcoverde promove a Campanha Novembro Azul, nas Unidades Básicas de Saúde da Família – UBSF, através de ações sobre a conscientização da prevenção ao câncer de próstata.

O objetivo da campanha é chamar a atenção da sociedade para a necessidade de diagnosticar precocemente o câncer de próstata, que no Brasil, é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Raylson Félix, a secretaria vai intensificar a campanha em todas as unidades de saúde do município.

O exame deve ser feito a partir de 45 anos para homens que tenham histórico da doença na família e para a população em geral a indicação é a partir dos 50 anos de idade. Exame que deve ser repetido anualmente, sendo o diagnóstico precoce a melhor prevenção.

Segundo Giltarlã Araújo, coordenação da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, os pacientes deverão se consultar nos postos de saúde para ter a análise clínica. O médico tem todo o protocolo da OMS, do qual leva em conta idade, vida pregressa, etc. Conforme a situação o médico prescreve um encaminhamento para o urologista. Por sua vez, o paciente vai a Central de Marcação e agenda a consulta.

Estarão disponíveis todos os exames preventivos contra o câncer de próstata, antígeno prostático específico (PSA) no sangue; toque retal e em caso de suspeitas, a biópsia de próstata guiada por ultrassom transretal.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o principal motivo da mortalidade com a doença é por conta do preconceito dos homens em fazer o exame do toque retal, fundamental para descobrir a doença. Como esse exame deixa de ser realizado na maioria das vezes, cerca de 20% dos casos é diagnosticado em estágios avançados da doença, o que torna o tratamento mais complicado e aumenta o risco de morte.

O Maranhão se informa aqui

Prefeitura de Balsas contrata médico urologista

Emboscada em terra indígena resulta na morte de duas pessoas no MA

Hospital Dr. Rozy Cury – Balsas Urgente (Foto de arquivo: Emanuel Lemos)

Secretaria de saúde dá prioridade ao acesso aos exames preventivos na campanha novembro azul. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo