AgronegócioBusinessDestaques

Agricultores e AGED comemoram vazio sanitário da soja consciente no sul do Maranhão  

O vazio sanitário da soja na região Sul do Maranhão termina nesta segunda-feira, 30 de setembro e já agricultor está autorizado a começar o plantio da safra 2019/2020

As fiscalização foi realizada em conjunta entre as Unidades Regionais (UR) da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED) de São João dos Patos e Balsas, com destaque para a semana de 23 a 27 de setembro, onde foram fiscalizadas 34 propriedades rurais nos municípios de Nova Iorque, São Domingos do Azeitão, Pastos Bons, Mirador, Colinas, Sucupira do Norte, São João dos Patos e Passagem Franca, totalizando aproximadamente 53 mil hectares.

Nesta etapa foi registrada apenas uma notificação para devolução de embalagens vazias de agrotóxicos para a central de recebimento, cadastro de propriedades produtoras de grãos e 33 inspeções fitossanitárias.

Na primeira etapa realizada no período de 2 a 6 de setembro foram fiscalizadas 28 propriedades rurais dos municípios de Balsas, São Félix de Balsas, Loreto, São Raimundo das Mangabeiras e Riachão, em uma área de 40 mil hectares.

Segundo Eugênio Pires, chefe da UR de Balsas, o agricultor está mais consciente e fazendo a sua parte para evitar os problemas e consequentemente está sendo eliminado o risco da ferrugem asiática na região. Cada um fazendo a sua parte para que a agricultura seja cada vez mais forte na produção, na geração de emprego e desenvolvimento para a região.

De acordo com o presidente da Aprosoja/MA, José Carlos O. de Paula, esse ano em virtude das chuvas que caíram no mês de julho houve nas lavouras um aumento da tiguera (planta que brota voluntariamente na lavoura, em virtude grãos que ficaram no solo), foi o mais tranquilo com relação ao vazio sanitário: “Os produtores estão mais conscientes. Fez o pós colheita para eliminar as tigueras, resguardando a propriedade”. Sobre a safra 2019/2020 disse: “As sementes estão com custo alto e tem pouca disponibilidade no mercado. Aprosoja recomenda aos produtores está atento com a chegada das chuvas, as previsões meteorológicas para não errar a período de plantio e buscar que safra 2019/2020 seja melhor”.

  • Foram fiscalizadas 62 propriedades rurais, em uma área de 93 mil hectares;
  • Foram realizados 55 inspeções fitossanitárias
  • 2 Notificações para devolução das embalagens vazias de agrotóxicos para a central de recebimento;
  • 1 Auto de Infração por descumprimento ao vazio sanitário da soja.

O Maranhão se informa aqui

PRF divulga informações sobre grave acidente com o cantor Pêpe JuniorNotificação para devolução de embalagens de agrotóxicos vazias (foto reprodução)

Foram fiscalizadas 62 propriedades rurais. Área, 93 mil hectares; realizados 55 inspeções fitossanitárias; 2 notificações para devolução das embalagens vazias de agrotóxicos e 1 Auto de Infração por descumprimento ao vazio sanitário da soja. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo