AgronegócioManchete

Setor agrícola sofre no sul do Maranhão e envia pauta ao governo do estado

Agricultores sofrem com instabilidade climática, aumento do custo de produção e estradas ruins no sul do Maranhão.

Os sojicultores do sul do Maranhão sofrem nesta safra 2018/2019 com as instabilidade climáticas e já trabalham com a perspectiva de queda em 15% da produção prevista em torno de 2,5 milhões de toneladas de soja.

Entre o final de dezembro e o início de janeiro, uma estiagem afetou as plantas no período de floração e enchimentos de grãos o que prejudicou a produtividade da safra. Logo após voltou a chover, mas não deu tempo para as plantas se recuperarem. Na data de hoje já foram colhidos cerca de 80% dos 650 mil hectares de soja plantados. Colheita que tem sido dificultada pelo excesso de chuvas na região, pois colher com a soja molhada é prejuízo certo.

Os produtores também reclamam do aumento do custo da produção: despesas com sementes, adubos, defensivos agrícolas e combustíveis acumularam alta de cerca de 20% com relação à safra anterior

Outro problema é a questão das péssimas condições das estradas para escoar a produção. Rodovias como a MA 006, MA 140 tem condições ruins de trafegabilidade. Já a BR 324, um trecho de 100 Km entre Balsas – MA e Ribeiro Gonçalves – PI, possui as piores condições na região. Segundo informações divulgadas no programa Mirante Rural, um grupo de agricultores se reuniu para fazer melhorias na estrada e gastaram cerca de R$ 800 mil na tentativa de tirar os grãos da lavoura e evitar que se percam no campo.

Diante dos problemas a Associação de Produtores de Soja (APROSOJA/MA) e o Sindicato de Produtores de Balsas (Sindibalsas) enviaram oficio com uma pauta de reinvindicações da classe para o governador do Maranhão, Flávio Dino.

O Maranhão se informa aqui

Condutor e passageira de moto ultrapassam em local proibido e morrem em colisão frontal

Clima e logística preocupam agricultores na abertura oficial da colheita da soja

Confira a pauta de reivindicações

Oficio para governador Flávio Dino

#OMaranhaoSeInformaAqui 

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo