ColunasDestaques

Lei cria Programa Municipal de Prevenção ao AVC em Balsas

O prefeito municipal de Balsas, Erik Augusto Costa e Silva, sancionou a Lei nº 1.481, de 22 de agosto 2019, que dispõe sobre a criação do programa municipal de prevenção ao Acidente Vascular Cerebral – AVC, no município de Balsas.

Vereadores: Izanio e Paínha

O Projeto de Lei que deu origem a lei é de autoria dos vereadores Izanio Carvalho (PSL) e Painha Fialho (DEM) e tem a finalidade de desenvolver ações de prevenção à doença, como promover ações educativas sobre AVCs, realizar campanhas de prevenção sobre os diferentes tipos da doença; promover orientações técnicas para as pessoas suscetíveis de risco. E suas deverão ser desenvolvidas por equipe multidisciplinar, nos diferentes níveis de atenção à saúde.

Segundo justificativas dos vereadores em prol da aprovação da lei; existem dois tipos de AVC, o acidente vascular isquêmico que é o tipo mais comum de AVC causado pela interrupção no fluxo de sangue em uma região específica do cérebro e o acidente vascular hemorrágico que é o tipo mais grave e acontece quando o vaso se rompe, levando a um sangramento no cérebro.

Quando ambos atingem uma pessoa, matam ou deixam lesões irreversíveis como incapacidade de se mover ou sentir parte do corpo, além de dificuldades de compreensão ou de falar. Porém se dentro de quatro horas a pessoa que sofreu AVC for tratada neste período, poderá evitar sequelas para toda a vida, além de ter a possibilidade do tratamento garantir a sobrevivência.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a principal causa de morte no mundo são as Doenças Cardiovasculares. Já o Instituto Nacional de Cardiologia, afirma que, no Brasil, a principal causa de morte são as doenças cardiovasculares.

Segundo a Associação Brasileira de Neurologia, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda causa de morte e a primeira de incapacidade no Brasil, citando ainda que 90% dos AVCs estão ligados a fatores que podem ser modificados.

Conforme a Agência Brasil, através de dados apresentados por meio do Ministério da Saúde, apenas em 2015, 100.520 pessoas morreram em decorrência da doença. Do total, 4.592 mortes foram de pessoas com menos de 45 anos, de acordo com os últimos dados catalogados pelo Ministério da Saúde, que registrou no mesmo ano, 212.047 internações relacionadas ao AVC, que pode ser provocado por obstrução de artéria ou mesmo rompimento de vasos sanguíneos.

O Maranhão se informa aqui

Balsas Futsal perde para o Corinthians pela copa do Brasil na estreia do patrocinador

Câmeras e detector de metal na entrada e saída de escolas do município se Balsas se torna obrigatória

A lei de autoria dos vereadores Izanio Carvalho (PSL) e Painha Fialho (DEM) e tem a finalidade de desenvolver ações de prevenção à doença, como promover ações educativas sobre AVCs #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo